Os filmes que nos aguardam nas salas de cinema
Os cinemas reabrem com "Undine", de Christian Petzold re-imaginando a figura mitológica da ninfa aquática Ondina.

Box Office  

Os filmes que nos aguardam nas salas de cinema

Destacamos 15 filmes que merecem uma ida ao cinema no regresso às salas, a partir de 19 de abril.


Undine


Realização: Christian Petzold
Com: Paula Beer, Franz Rogowski, Maryam Zaree, Jacob Matschenz
Distribuição em Portugal: Leopardo Filmes
Estreia: 19 de abril 2021


"Se me abandonares, vou ter de te matar", diz a protagonista ao homem por quem está apaixonada quando eles se separam no café da esquina. Mergulhando no reino subtil do sobrenatural, Christian Petzold re-imagina a figura mitológica da ninfa aquática, Ondina, que se torna humana quando se apaixona e morre quando o seu amado a trai, transportando-a para uma história de amor do século XXI. Aqui, Undine é uma historiadora que trabalha no departamento de desenvolvimento urbanístico da cidade de Berlim. Reescrevendo o mito, o filme apresenta uma reflexão sobre a relação entre realidade e ilusão.

Nomadland - Sobreviver na América (Nomadland)


Realização: Chloé Zhao
Com: Frances McDormand, David Strathairn, Linda May, Bob Wells, Tay Strathairn
Distribuição em Portugal: NOS Audiovisuais
Estreia: 19 de abril 2021



Uma mulher na casa dos 60 anos embarca numa viagem pelo oeste dos Estados Unidos depois de perder tudo na última grande crise económica, vivendo como um nómada dos tempos modernos.

Druk - Another Round

Realização: Thomas Vinterberg
Com: Mads Mikkelsen, Thomas Bo Larsen, Lars Ranthe
Distribuição em Portugal: Films4You
Estreia: 29 de abril



Existe a teoria de que uma pequena quantidade de álcool no sangue abre as mentes para o mundo ao nosso redor, diminuindo os problemas e aumentando a criatividade. Atentos a esta teoria, Martin e três amigos, ​​professores cansados do ensino secundário, embarcam numa experiência para manter um nível constante de embriaguez durante o dia de trabalho. Se Churchill venceu a Segunda Guerra Mundial ébrio, quem sabe o que algumas gotas podem fazer por eles e pelos seus alunos? Os resultados iniciais são positivos e o pequeno projeto dos professores transforma-se num verdadeiro estudo académico.

O Começo (Dasatskisi)

Realização: Dea Kulumbegashvili
Com: Ia Sukhitashvili, Rati Oneli, Kakha Kintsurashvili, Saba Gogichaishvil, Ia Kokiashvili, Mari Kopchenovi, Giorgi Tsereteli
Distribuição em Portugal: APM P.
Estreia: 29 de abril



Yana vive com o seu marido, David, e com o seu filho, George, numa comunidade de Testemunhas de Jeová situada nas montanhas da Geórgia. Quando a comunidade é atacada por um grupo extremista, a família confronta-se com uma escolha entre o medo e o desejo de justiça. Ao mesmo tempo, Yana enfrenta uma crescente insatisfação com a vida no contexto patriarcal da comunidade religiosa.

Caros Camaradas! (Dorogie tovarishchi!)


Realização: Andrei Konchalovsky
Com: Yuliya Vysotskaya, Vladislav Komarov, Andrei Gusev, Yulia Burova, Sergei Erlish, Dmitry Kostyaev, Alexander Maskelyne, Ivan Martynov, Evgeny Zelensky, Olga Vasilyeva-Nazarova
Distribuição em Portugal: Legendmain
Estreia: 6 de maio



Uma cidade provinciana no sul da URSS, 1962. Para Lyudmila, uma devota funcionária do Partido Comunista e veterana idealista da Segunda Guerra Mundial, tudo o que representa um sentimento antissoviético, é um flagelo. Com outros funcionários do Partido Local, ela é apanhada de surpresa por uma greve na fábrica local, na qual a sua própria filha participa. À medida que a situação se descontrola rapidamente, Lyudmila inicia uma busca desesperada pela filha face ao recolher obrigatório, detenções em massa e às tentativas implacáveis das autoridades de encobrir a violência do Estado. A sua fé na linha do Partido, outrora inquestionável, é abalada pela sua crescente consciência dos custos humanos que implicam, destruindo o mundo que pensava conhecer.

O Pai (The Father)


Realização: Florian Zeller
Com: Anthony Hopkins, Olivia Colman
Distribuição em Portugal: NOS Audiovisuais
Estreia: 6 de maio



Anthony tem 81 anos e mora sozinho no seu apartamento em Londres, rejeitando todas as enfermeiras que a sua filha Anne tenta impor-lhe. Porém, esse apoio torna-se cada vez mais urgente para ela, pois vai deixar de poder visitá-lo diariamente - decidiu mudar-se para Paris para viver com um homem que acabou de conhecer... Mas se isso é verdade, quem é o estranho que irrompe pela sala de Anthony, afirmando ser casado com Anne há mais de dez anos? Porque diz tão convictamente que estão na casa do casal e não no apartamento de Anthony? E ela não decidira ir viver para Paris? Estará Anthony a perder o juízo? Parece que o mundo, por instantes, deixou de ter lógica.

Charlatão (Šarlatán)

Realização: Agnieszka Holland
Com: Ivan Trojan, Josef Trojan, Juraj Loj, Jaroslava Pokorná, Vladimír Polívka, Jana Kvantiková
Distribuição em Portugal: Leopardo Filmes
Estreia: 13 de maio


Inspirado na vida de Jan Mikolášek (1889-1973), um curandeiro checo que tratou centenas de pessoas utilizando remédios naturais, o filme tem como pano de fundo as duas Grandes Guerras e as três mudanças de regime que marcaram o contexto sócio-político da Checoslováquia ao longo do século XX. Apesar do seu dom para o diagnóstico e para a cura, os métodos pouco convencionais de Mikolášek nem sempre são bem recebidos pela sociedade e o regime comunista qualifica-o como “charlatão”. A realizadora Agnieszka Holland explora aqui a relação entre o pessoal e o político, entre a passagem do tempo e a imperfeição humana.

Minari

Realização: Lee Isaac Chung
Com: Steven Yeun, Han Ye-ri, Youn Yuh-jung, Will Patton, Alan Kim, Noel Kate Cho, Scott Haze, Darryl Cox, Esther Moon, Ben Hall, Eric Starkey, Jacob Wade, James Carroll, Jenny Phagan, Tina Parker, Chloe Lee, Joel Telford, Kaye Brownlee-France, Skip Schwink, Tea Oh
Distribuição em Portugal: NOS Audiovisuais
Estreia: 13 de maio



Uma família de origem coreana muda-se para uma pequena quinta no Arkansas em busca do seu próprio sonho americano. A casa sofre uma enorme mudança com a chegada da avó, matreira e desbocada, mas também extremamente carinhosa.

Marighella - O Guerreiro

Realização: Wagner Moura
Com: Seu Jorge, Adriana Esteves e Bruno Gagliasso
Distribuição em Portugal: Alambique
Estreia: 20 de maio



Adaptação do livro "Marighella - O Guerrilheiro Que Incendiou o Mundo" de Mário Magalhães, MARIGHELLA baseia-se nos últimos cinco anos de Carlos Marighella, ex-deputado, poeta e guerrilheiro brasileiro, que durante a ditadura militar liderou um dos maiores movimentos de resistência ao governo da época.

"É maoísta, trotskista ou leninista?" Carlos Marighella só tem uma resposta para esta questão de um jornalista francês: "Sou brasileiro". Depois do golpe de Estado que derrubou um governo legitimamente eleito em 1964 e pôs uma ditadura militar no poder, Marighella conduz à resistência armada um grupo de jovens homens e mulheres. Este filme acompanha a sua vida entre 1964 e a sua morte violenta, em Novembro de 1969. As suas tentativas para convencer a população da necessidade da insurreição esbarram contra a omnipotência do Estado opressor, que faz tudo ao seu alcance para marginalizar a resistência. O empenho de Marighella em lutar pela dignidade e pela justiça leva à violência e ao terror. Pouco tarda para que Marighella seja visto como o inimigo público nº 1. Um grupo de comandos chefiados por um brutal agente da polícia chamado Lúcio não pára de o perseguir.

The United States Vs Billie Holiday


Realização: Lee Daniels
Com: Andra Day, Trevante Rhodes, Garrett Hedlund, Melvin Gregg, Natasha Lyonne, Tyler James Williams
Distribuição em Portugal: NOS Audiovisuais
Estreia: 20 de maio



Drama que segue a lendária cantora de jazz Billie Holiday durante a fase da sua carreira em que foi alvo de uma investigação secreta do Departamento Federal de Narcóticos.

O Pecado (Il peccato)

Realização: Andrei Konchalovsky
Com: Alberto Testone, Umberto Orsini, Nicola Adobati, Massimo De Francovich, Glen Blackhall, Orso Maria Guerrini, Yuliya Vysotskaya
Distribuição em Portugal: Legendmain
Estreia: 17 de junho



Florença, início do século XVI. Embora amplamente considerado um génio pelos seus contemporâneos, Michelangelo Buonarroti (Alberto Testone) é reduzido à pobreza e encontra-se esgotado na sua luta para terminar o teto da Capela Sistina. Quando o seu comissário e chefe da nobreza Della Rovere, Papa Júlio II, morre, Michelangelo fica obcecado em obter o melhor mármore para completar a sua tumba. A lealdade do artista é testada quando Leão X, da família rival Medici, ascende ao papado e o encarrega de uma nova encomenda lucrativa - a fachada da Basílica de San Lorenzo. Forçado a mentir para manter o favor de ambas as famílias, Michelangelo é progressivamente atormentado por suspeitas e alucinações, levando-o a examinar implacavelmente as suas próprias falhas morais e artísticas. Escrito e dirigido por Andrei Konchalovsky, O Pecado é uma reflexão emocionante sobre a agonia e o êxtase da grandeza individual e a profunda humanidade por trás da lenda do Renascimento

As Lições de Persa (Persian Lessons)

Realização: Vadim Perelman
Com: Nahuel Pérez Biscayart, Lars Eidinger, Jonas Nay
Distribuição em Portugal: NOS Audiovisuais
Estreia: 24 de junho



França ocupada, 1942. Gilles (Nahuel Pérez Biscayart) é preso por soldados das SS, juntamente com outros judeus, e enviado para um campo de concentração na Alemanha. Contudo, consegue evitar por pouco a execução imediata, jurando aos guardas que não é judeu, mas persa.Essa mentira salva-o temporariamente, mas Gilles é encarregado de uma missão de vida ou morte: ensinar farsi a Koch (Lars Eidinger), o diretor do campo, que tem o sonho de abrir um restaurante no Irão quando a guerra acabar.Através de um truque engenhoso, Gilles consegue sobreviver inventando palavras em "farsi" todos os dias e ensinando-as a Koch. A relação especial entre os dois homens desperta a inveja de outros prisioneiros e guardas das SS em relação a Gilles. E com as suspeitasde Koch a aumentarem a cada dia, Gilles compreende que não conseguirá guardar o seu segredo por muito tempo...

Colectiv

Realização: Alexander Nanau
Distribuição em Portugal: Films4You
Estreia: 24 de junho



Em Bucareste, na Roménia, um incêndio irrompe em outubro de 2015 na discoteca Colectiv, matando 27 pessoas e ferindo 180. A falta de saídas de emergência e a notícia de que não foram efetuadas as inspeções adequadas ao espaço levou à indignação pública e manifestações de protesto contra a corrupção e a falta de responsabilização. Nos meses seguintes, outras 37 vítimas morreram, em parte devido à falta de assistência médica adequada nos hospitais públicos. Esses acontecimentos levaram a uma indignação ainda maior, e os protestos em massa que se seguiram resultaram na renúncia do Partido Social Democrata, o partido governante na época.

L'Homme Qui a Vendu sa Peau

Realização: Kaouther Ben Hania
Com: Yahya Mahayni, Monica Bellucci, Koen De Bouw, Rupert Wynne-James, Darina Al Joundi
Distribuição em Portugal: Pris
Estreia: 24 de junho



Sam Ali, um jovem sírio sensível e impulsivo, deixa o seu país e foge para o Líbano a fim de escapar à guerra. Para poder viajar para a Europa e viver com o amor da sua vida, aceita ter as costas tatuadas por um dos artistas contemporâneos mais sulfurosos do mundo. Transformando o seu próprio corpo numa obra de arte de prestígio, Sam perceberá que a sua decisão pode significar qualquer coisa, menos liberdade.

O Mauritano (The Mauritanian)

Realização: Kevin Macdonald
Com: Tahar Rahim, Shailene Woodley, Benedict Cumberbatch, Zachary Levi, Jodie Foster
Distribuiçáo em Portugal: Cinemundo
Estreia: a anunciar



Durante anos, Mohamedou Ould Slahi esteve preso em Guantánamo sem acusação formada. Sozinho e com medo, encontra ajuda na advogada de defesa Nancy Hollander e na sua associada Teri Duncan, que lutam por justiça contra o governo dos EUA. A sua controversa defesa e novas provas descobertas pelo procurador militar, o tenente-coronel Stuart Couch, revelam verdades chocantes.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Box Office