Os velhos, os novos e a Natureza
A Natureza de "Still the Water": um espaço de revelação da dimensão humana

Cannes 2014: STILL THE WATER, Naomi Kawase  

Os velhos, os novos e a Natureza

O Japão está representado em Cannes com o mais recente filme da realizadora Naomi Kawase: "Still the Water" retrata as relações entre os seres humanos através das convulsões dos elementos naturais.

Trailer/Cartaz/Sinopse:
 Os velhos, os novos e a Natureza
Still the Water Na ilha de Amami, as pessoas vivem em harmonia com a natureza, acreditando que Deus vive cada árvore, em cada pedra e cada planta. Numa noite de verão, Kaito descobre o corpo de um homem boiando no mar. A sua jovem amiga Kyoko vai ajudar a resolver este mistério. Juntos, eles aprendem a ser adultos adultos e descobrem os ciclos da vida, morte e amor ...
Média Cinemax:
3.333

A cineasta japonesa Naomi Kawase, revelada em Cannes, na edição de 1997, com "Suzaku" (título vencedor da Câmara de Ouro) tem um especial fascínio pelos elementos naturais. Entenda-se: não através de qualquer estética de "postal ilustrado", antes celebrando a Natureza como dimensão vital da identidade humana e espaço de revelação das suas energias mais íntimas.

Assim volta a acontecer em "Still the Water", filme cuja singularidade visual e emocional pode vir a garantir-lhe algum lugar no palmarés desta edição de Cannes. Trata-se, neste caso, de observar as atribulações de uma pequena comunidade da ilha de Amami, numa dialéctica em que os contrastes naturais — tufões "versus" momentos de serena beleza — parecem exprimir, como um eco simbólico, as próprias vivências humanas.

Certamente não por acaso, os dramas narrados por Kawase arrastam as mais diversas tensões entre novos e velhos — estamos também perante uma lógica de aprendizagem, por assim dizer, pontuada pelos estados de alma do oceano. E não é secundário que a direcção fotográfica de Yutaca Yamazaki (colaborador regular de Hirokazu Kore-eda) consiga algumas proezas impressionantes, em particular nas cenas do fundo do mar.

por
publicado 23:59 - 20 maio '14

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cannes 2014