Oscar 09: Kate Winslet protagoniza história rara nos Globos
Getty Images

Cinema Norte-americanoMais CinemaOscar 2009Globos de OuroMais Cinema  

Oscar 09: Kate Winslet protagoniza história rara nos Globos

Em 66 edições dos prémios da Associação da imprensa estrangeira em Hollywood só três actrizes ganharam os dois prémios de interpretação.

O duplo prémio atribuído a Kate Winslet foi a grande surpresa da noite dos Globos de Ouro. E a actriz repetiu uma proeza rara já que apenas Sigourney Weaver e Joan Plowright tinham vencido os prémios de interpretação numa mesma cerimónia dos Globos de Ouro.

Será um bom augúrio para os Oscars, um prémio que a actriz que nunca ganhou apesar de já ter sido nomeada 5 vezes, uma das quais pelo seu desempenho mais popular em "Titanic"?

Winslet ganhou o prémio de melhor actriz principal pelo papel de uma dona de casa frustrada em "Revolutionary Road", o novo filme de Sam Mendes ("Beleza Americana"). O globo de ouro de melhor actriz secundária distinguiu-a pela interpretação de uma mulher alemã que é julgada pelo seu passado nazi em "The Reader", de Stephen Daldry ("As Horas"). Curiosamente, ambos os filmes são dramas de época localizados na década de 50 do Século passado.


Kate Winslet em "The Reader", de Stephen Daldry...


... e em "Revolutionary Road", de Sam Mendes

Apesar de nenhum dos filmes revelar capacidade para totalizar um número considerável de nomeações, Kate Winslet deve ser reconhecida pela Academia e constar entre as dez actrizes candidatas aos Oscars de interpretação feminina. Mas dificilmente repetirá a dupla nomeação em categorias diferentes, porque ambos os desempenhos tenderam a ser considerados como principais pelos membros da Academia. Assim será curioso constatar qual o papel que vai prevalecer.

Finalmente, resta acrescentar que esta noite histórica não teve grande influência na decisão dos membros da Academia porque o prazo para expedir os votos terminou no dia seguinte à cerimónia de entrega dos Globos de Ouro.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Norte-americanoMais CinemaOscar 2009Globos de OuroMais Cinema