Oscar 09: Portugal falha no melhor filme estrangeiro

Cinema PortuguêsOscar 2009Mais Cinema  

Oscar 09: Portugal falha no melhor filme estrangeiro

Foi revelada a "short list" das 9 obras pré seleccionadas na categoria de melhor filme estrangeiro. O filme de Miguel Gomes já não consta.

"Aquele Querido Mês de Agosto", de Miguel Gomes, a obra nacional que o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) candidatou ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, não foi escolhido na primeira fase da etapa de selecção. Sobressaem ainda as exclusões de "Gomorra", do italiano Mateo Garrone, "Última Parada 174", do brasileiro Bruno Barreto ("O Quatrilho"), e "Los Girasoles Ciegos", do espanhol José Luis Cuerda.

A Academia das Artes e Ciências Cinematograficas (AMPAS) revelou os 9 filmes seleccionados a partir da uma lista ampla de 65 candidaturas apresentadas por igual número de países, em Outubro passado.

As regras foram alteradas e esta primeira selecção foi feita por um grupo amplo de membros da Academia que visionou todas as obras. Na próxima etapa do processo, dois comités mais restritos, sediados em Los Angeles e Nova Iorque, vão ver estes 9 filmes e escolher os 5 candidatos finais.

Áustria - “Revanche” (Gotz Spielmann)
Canadá - “The Necessities of Life” (Benoit Pilon)
França - "A Turma" (Laurent Cantet)
Alemanha - “O Complexo Baader Meinhof” (Uli Edel)
Israel - “Valsa com Bashir” (Ari Folman)
Japão - “Departures” (Yojiro Takita)
México - “Tear This Heart Out” (Roberto Sneider)
Suécia - “Everlasting Moments” (Jan Troell)
Turquia - “Três Macacos” (Nuri Bilge Ceylan)

Note-se que esta lista não está muito desencontrada do cartaz nacional: um terço dos filmes já estão em exibição em Portugal e no final do mês vai estrear mais um, "O Complexo Baader Meinhof", do alemão Uli Edel.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema PortuguêsOscar 2009Mais Cinema