Mais Cinema • Oscar 2009 • Globos de Ouro
Oscar 09: "Slumdog" ganha nos Globos e faz pleno da crítica
Na madrugada que passou o novo filme de Danny Boyle venceu quatro Globos de Ouro. Com este reconhecimento tornou-se no filme mais consensual da temporada de prémios e no mais premiado pela crítica.
Na categoria de drama, "Quem Quer Ser Bilionário - Slumdog Millionaire", de Danny Boyle, foi o vencedor da noite, recolhendo quatro globos de ouro nas categorias de melhor filme, realizador, banda sonora original e argumento. A consagração pela imprensa estrangeira acreditada nos Estados Unidos sucedeu a outros prémios atribuídos por diversas associações de críticos.
Na passada quinta-feira "Quem Quer Ser Bilionário - Slumdog Millionaire" foi o grande vencedor do Critics Choice Awards. Na 14ª edição dos prémios atribuídos pelas Broadcast Film Critics Association, a maior associação de críticos dos Estados Unidos, o filme de Danny Boyle ganhou cinco prémios (filme, realização, argumento, banda sonora - tal como aconteceu nos Globos de Ouro - e melhor jovem actor 2008 para o actor Dev Patel).
Ao longo das últimas semanas o filme foi multiplicando reconhecimentos e venceu praticamente todos os prémios de melhor filme ou realizador atribuídos por várias associações de críticos locais espalhadas pelos Estados Unidos: Chicago, San Diego, Florida, passando por Boston e pela Associação Nacional de Críticos dos Estados Unidos.O novo filme do realizador Danny Boyle ("Trainspotting", "A Praia") também foi amplamente consagrado na edição dos prémios do cinema britânico independente tendo ganho nas categorias de melhor filme, realizador e de actor revelação (Dev Patel).
Depois deste edição dos Globos de Ouro está confirmado que Boyle é o estrangeiro à conquista da América com a história de um jovem indiano que quer vencer a versão local do concurso "Quem Quer Ser Milionário?".Convém recordar que na edição deste ano dos Globos de Ouro os dramas "Frost/Nixon", de Ron Howard, "O Estranho Caso de Benjamin Button", de David Fincher, e "Doubt - Dúvida", de John Patrick Shanley, polarizavam as atenções com cinco nomeações cada.