Oscar 09: Slumdog ganha nos Globos e faz pleno da crítica
Dev Patel em jogo no "Quem Quer Ser Milionário" indiano. O novo filme de Danny Boyle é um caso sério na temporada de prémios

Oscar 2009Globos de OuroMais Cinema  

Oscar 09: "Slumdog" ganha nos Globos e faz pleno da crítica

Na madrugada que passou o novo filme de Danny Boyle venceu quatro Globos de Ouro. Com este reconhecimento tornou-se no filme mais consensual da temporada de prémios e no mais premiado pela crítica.

Na categoria de drama, "Quem Quer Ser Bilionário - Slumdog Millionaire", de Danny Boyle, foi o vencedor da noite, recolhendo quatro globos de ouro nas categorias de melhor filme, realizador, banda sonora original e argumento. A consagração pela imprensa estrangeira acreditada nos Estados Unidos sucedeu a outros prémios atribuídos por diversas associações de críticos.

Na passada quinta-feira "Quem Quer Ser Bilionário - Slumdog Millionaire" foi o grande vencedor do Critics Choice Awards. Na 14ª edição dos prémios atribuídos pelas Broadcast Film Critics Association, a maior associação de críticos dos Estados Unidos, o filme de Danny Boyle ganhou cinco prémios (filme, realização, argumento, banda sonora - tal como aconteceu nos Globos de Ouro - e melhor jovem actor 2008 para o actor Dev Patel).

Ao longo das últimas semanas o filme foi multiplicando reconhecimentos e venceu praticamente todos os prémios de melhor filme ou realizador atribuídos por várias associações de críticos locais espalhadas pelos Estados Unidos: Chicago, San Diego, Florida, passando por Boston e pela Associação Nacional de Críticos dos Estados Unidos.

O novo filme do realizador Danny Boyle ("Trainspotting", "A Praia") também foi amplamente consagrado na edição dos prémios do cinema britânico independente tendo ganho nas categorias de melhor filme, realizador e de actor revelação (Dev Patel).

Depois deste edição dos Globos de Ouro está confirmado que Boyle é o estrangeiro à conquista da América com a história de um jovem indiano que quer vencer a versão local do concurso "Quem Quer Ser Milionário?".

Convém recordar que na edição deste ano dos Globos de Ouro os dramas "Frost/Nixon", de Ron Howard, "O Estranho Caso de Benjamin Button", de David Fincher, e "Doubt - Dúvida", de John Patrick Shanley, polarizavam as atenções com cinco nomeações cada.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Oscar 2009Globos de OuroMais Cinema