Oscar 09: alguns filmes da temporada de prémios
O sol quando nasce... Danny Boyle ressurge num filme radioso rodado novamente no oriente.

Oscar 2009Mais Cinema  

Oscar 09: alguns filmes da temporada de prémios

Nas próximas semanas vão chegar às salas nacionais os filmes mais premiados da actual temporada. A entrega dos Oscars, agendada para dia 22 de Fevereiro, condiciona o cartaz português - antes e depois dessa data é destes filmes que vamos falar muito.


O ESTANHO CASO DE BENJAMIN BUTTON, de David Fincher
Exibição
Brad Pitt e Cate Blanchett num drama que adapta um conto de F. Scott Fitzgerald. O filme mais nomeado em 13 categorias.

FROST/NIXON, de Ron Howard
Exibição
Dramatização das circunstâncias que rodearam as entrevistas do ex-presidente Richard Nixon ao jornalista David Frost. Nomeado para 5 Oscars.

VICKY, CRISTINA, BARCELONA, de Woody Allen
Exibição
O quarto filme da série rodada fora de Nova Iorque. Comédia caliente situada em Barcelona com Penélope Cruz a espreitar um Oscar secundário...

REVOLUTIONARY ROAD, de Sam Mendes
29 Janeiro
Leonardo Di Caprio e Kate Winslet reencontram-se após "Titanic". Um par fortíssimo em cena no novo drama suburbano do realizador de "Beleza Americana".

MILK, de Gus Van Sant

29 Janeiro
Biopic sobre Harvey Milk, o primeiro homossexual a ser eleito para um cargo público nos Estados Unidos, em 1977. Filme amplamente premiado, sobretudo pelo desempenho de Sean Penn, e candidato a 8 Oscars.

A DÚVIDA - DOUBT, de John Patrick Shanley
5 Fevereiro
Um confronto moral entre uma freira e um padre com 4 desempenhos nomeados para os Oscars: Meryl Streep já foi nomeada 15 vezes, Viola Davis, Amy Adams e Philip Seymour Hoffman foram nomeados nas categorias secundárias.

QUEM QUER SER BILIONÁRIO - SLUMDOG MILIONAIRE, de Danny Boyle
5 Fevereiro
Um jovem que ganha a versão indiana do concurso "Quem Quer Ser Milionário" é colocado sob suspeita de ter viciado as respostas. O regresso fulgurante de Danny Boyle ("Transpointing", "A Praia") faz-se multiplicando nomeações, prémios e referências elogiosas. Candidato a 10 Oscars.

O LEITOR, De Stephen Daldry

Um advogado reencontra uma paixão antiga, dos tempos da universidade, que é julgada por crimes de guerra. Nomeado para 5 Oscars, incluindo melhor filme, realizador e actriz (Kate Winslet).

O CASAMENTO DE RACHEL, de Jonathan Demme
12 Fevereiro
A actriz Anne Hathaway está nomeada para o Oscar de actriz secundária por um papel que a distancia da imagem de princesa. O filme recebeu 6 nomeações para os Spirit Awards, os prémios do cinema independente dos EUA.

UM DIA DE CADA VEZ, de Mike Leight

12 Fevereiro
Mike Leight, autor obrigatório do cinema realista britânico, regressa com uma comédia centrada numa professora bem disposta mas com um optimismo que exaspera todos os que a rodeiam.

O VISITANTE, de Thomas McCarthy

19 Fevereiro
Um professor regresa a Nova Iorque e encontra um casal de imigrantes, em situação ilegal, a viver no seu apartamento. O veterano Richard Jenkins está nomeado para melhor actor.


HOMEM NO ARAME, de James Marsh
26 Fevereiro
Um documentário sobre Philippe Petit, o trapezista que ficou célebre pela proeza ilegal de atravessar um fio suspenso que ligou as Torres Gémeas do World Trade Center de Nova Iorque, em 1974.

THE WRESTLER, de Darren Aronovsky
26 Fevereiro
O come back de Mickey Rourke no papel de um combatente profissinal de wrestling. O actor é favorito para os Oscares mas não foi premiado no festival de Veneza onde o filme recebeu o Leão de Ouro.

GRAN TORINO, de Clint Eastwood
12 Março
O segundo filme de Clint Eastwood na temporada de prémios, onde interpreta o papel de um veterano da guerra da Coreia que se envolve em conflitos com imigrantes orientais. Clint Eastwood admitiu que este pode ser o seu derradeiro papel. O discurso só evidencia o facto de ainda não ter ganho o Oscar de melhor actor...

CHE, de Steven Soderbergh
19 Março
O realizador Steven Soderbergh não deve reviver a consagração que recebeu com "Erin Brockovich" e "Tráfico". Mas o Ernesto Guevara de Benicio Del Toro é um dos desempenhos do ano e já premiado no festival de Cannes.

por
publicado 18:03 - 29 janeiro '09

Recomendamos: Veja mais Artigos de Oscar 2009Mais Cinema