Oscar 09, melhor actriz:a vantagem de Kate Winslet
Kate Winslet apresentando "O Leitor" no recente festival de Berlim
- Sean Gallup (Getty Image)

Oscar 2009Mais Cinema  

Oscar 09, melhor actriz:
a vantagem de Kate Winslet

Kate Winslet já fez virar os holofotes, ao vencer dois globos de ouro. Mas a crítica americana não se rendeu tão facilmente e o prémio mais reputado antes dos Oscares está na mão de Meryl Streep.

O discurso emotivo de Kate Winslet, pedindo desculpa às adversárias por vencer o segundo globo de ouro, já ficou para a história dos prémios. A actriz foi premiada pelos dois filmes que tem em cartaz, "Revolutionary Road" e "O Leitor". Mas precisamente os dois filmes já causaram alguma dispersão de prémios pré-oscar. Nem todos os que Kate recebeu foram como melhor actriz principal.

Anne Hathaway é a actriz que recolhe mais distinções entre os críticos norte americanos. O papel da jovem que vai perturbar "O Casamento de Rachel" tem sido muito apreciado, mas os 27 anos de Hathaway podem não chegar para se impor perante a veterana Meryl Streep, que tem nesta edição a 15ª nomeação da academia, com o papel de uma freira no drama "Dúvida".

Meryl Streep venceu nos globos, mas na categoria de musical, pela participação em "Mamma Mia", e na altura atirou farpas aos críticos que diminuíram o valor do desempenho. Prosseguiu caminho até ao prémio relevante de melhor actriz do ano atribuído pelo Sindicato de Actores.

Angelina Jolie está nomeada em "A Troca", sob direcção de Clint Eastwood, mas pode vir a sofrer as consequências de um ano em que o realizador ficou de fora em várias corridas.

Por último, Melissa Leo protagonista de "Frozen River", é a presença discreta e quase desconhecida nas nomeações. Seria uma verdadeira surpresa, se conseguisse levar a estatueta para casa.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Oscar 2009Mais Cinema