Oscar 09, melhor realizador:o prémio que pode fazer a diferença

Oscar 2009Mais Cinema  

Oscar 09, melhor realizador:
o prémio que pode fazer a diferença

Não acontece muitas vezes, mas este ano, as listas de nomeados a melhor filme e melhor realizador estão em sintonia perfeita. Será que a academia vai distribuir prémios, ou consagrar um vencedor absoluto?

 


Danny Boyle e uma história de sucesso: nos BAFTA, agradecendo o DGA (prémio da Associação de Realizadores) e no momento em que tudo começou com o Globo de Ouro


Mais uma vez a história simples e positiva de "Quem quer ser Bilionário" nas mãos de Danny Boyle leva a melhor sobre todos os restantes candidatos. Ele é já um vencedor nos Estados Unidos, com 6 em 11 prémios da crítica, o Globo de Ouro da imprensa estrangeira acreditada em Hollywood, além da consagração junto da Academia Britânica.

Nesta categoria apenas David Fincher, nomeado para os oscares com "O Estranho Caso de Benjamim Button" conseguiu furar o esquema da realização eficaz de Danny Boyle, ao vencer o prémio da National Board of Review. Uma pequena vitória que não consegue igualar a proeza de ser distinguido pelo Sindicato dos Realizadores (DGA), que premiou Boyle, colocando-o na condiçao de favorito. Em 60 edições dos prémios DGA, apenas por 6 vezes, as escolhas dos realizadores, não igualaram as dos membros da academia de Hollywood.

No entanto a academia pode consagrar plenamente "Quem Quer Bilionário", que é candidato em 10 categorias e assumir a surpresa de consagrar outro realizador como forma de compensação.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Oscar 2009Mais Cinema