Oscar 09: o legado de Heath Ledger

Mais CinemaOscar 2009Globos de OuroMais Cinema  

Oscar 09: o legado de Heath Ledger

O actor que morreu no início do ano é o mais premiado da temporada que antecede a noite dos oscars - já ganhou o globo de ouro e é candidato ao Oscar a título póstumo.

Heath Ledger deixou poucos filmes de carreira, envoltos numa imagem jovem e numa derradeira marca inconfundível, o desempenho de joker no filme "Batman - O Cavaleiro das Trevas".

No mesmo dia em que passou um ano sobre a sua morte (22 de Janeiro), a Academida nomeou-o para o oscar de melhor actor secundário com um derradeiro papel exibido póstumamente.

Ledger deu a Batman um vilão de carne e osso, confortável na pele de homem demoníaco que personifica o mal e o humor macabro, sem recorrer a dramas e conflitos para justificar a natureza dos seus actos.

A crítica norte-americana e a imprensa estrangeira tem vindo a prestar-lhe a última homenagem com prémios em Chicago, Los Angeles, Las Vegas, San Diego e Boston. Mais recentemente venceu o Globo de Ouro e está nomeado para os prémios da associação de actores, um dos mais importantes, atribuído por colegas de profissão.

É a figura mais consensual do ano, parece não ter adversários para ficar na história entre os melhores de 2009.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Mais CinemaOscar 2009Globos de OuroMais Cinema