Oscar 10, Melhor Filme Avatar vs. Estado de Guerra

Oscar 2010Mais Cinema  

Oscar 10, Melhor Filme
"Avatar" vs. "Estado de Guerra"

O filme com maior receita de todos os tempos e a pequena produção que (quase) ninguém viu. Para que lado penderá o coração da Academia?




Que importância terá o valor arrecadado nas bilheteiras e os prémios conseguidos? Estará Hollywood disposta a premiar um filme que passou despercebido a quase toda a gente?

São muitas as perguntas que se colocam a dias da cerimónia de entrega dos Oscars.

Por agora, podemos fazer um balanço dos trunfos com que cada filme se apresentou aos membros votantes da Academia.

"Avatar"
Box Office mundial: 2.548 milhões de dólares
Prémios antes dos Oscars: Globo de Ouro e New York Film Critics Online
Nomeações para os Oscars: 9

"Estado de Guerra"
Box Office mundial: 19,3 milhões
Prémios antes dos Oscars: Producers Guild, Directors Guild, BAFTA (Academia Britânica), Gotham Awards e mais de uma dezena de distinções de associações de críticos norte-americanos.
Nomeações para os Oscars: 9

Por mais que se queira evitar uma abordagem maniqueísta entre o grande filme, sucesso global e produção mais cara de sempre e a pequena produção de espírito independente é isso que vai acontecer neste caso. Em causa está também a razão de ser destes prémios. Premiar o sucesso ou promover obras que sem os Oscars passariam ao lado dessa massa de gente a que se costuma chamar de "grande público"?

Outra questão interessante tem a ver com o alargamento do número de nomeados para melhor filme.

Aqui, será melhor resistir às tentações de atribuir a esta decisão a responsabilidade pelo pouco impacto das nomeações nas carreiras comerciais dos nomeados. Seria infantil assumir isso logo no primeiro ano de mudança. No entanto, a verdade é que, até agora, estes Oscars 2010 parecem não interessar a ninguém. Esperamos que, pelo menos, a cerimónia seja interessante. Steve Martin e Alec Baldwin, a nossa esperança está nas vossas mãos.

FAVORITOS: "Estado de Guerra" e "Avatar"

PALPITE CINEMAX: "Estado de Guerra"

SURPRESA: "Sacanas Sem Lei"

FICA PARA OUTRO ANO: "Precious", "Nas Nuvens", "Distrito 9", "Uma Outra Educação", "Sacanas Sem Lei", "Um Homem Sério", "Up-Altamente", "Um Sonho Impossível"

por
publicado 01:13 - 03 março '10

Recomendamos: Veja mais Artigos de Oscar 2010Mais Cinema