Óscar 2014, ator: o ano de Matthew McConaughey
Matthew McConaughey com o prémio do sindicato de atores que lhe dá favoritismo para o Óscar.

Oscar 2014  

Óscar 2014, ator: o ano de Matthew McConaughey

A caminho dos 45 anos, Matthew McConaughey ganha a primeira nomeação da carreira. O desempenho em "O Clube de Dallas" tem sido reconhecido com quase todos os prémios importantes.

Artigo recomendado:
Óscar 2014, ator: o ano de Matthew McConaughey
Oscar 2014
Óscar 2014, atriz: o ano de Cate Blanchett Dirigida por Woody Allen, Cate Blanchett consegue a sexta nomeação de carreira, e a avaliar pela lista de prémios conquistados, a atriz ...

Emagreceu mais de 22 quilos para se transformar em Ron Woodroof, um texano que na década de oitenta foi apanhado pelo vírus da Sida. Deram-lhe um mês de vida, mas ele descobriu como viver mais sete anos, através de medicação não permitida nos Estados Unidos, que traficou e vendeu a outros doentes.

O papel deu a Matthew McConaughey o bilhete de regresso ao prestígio depois de várias comédias românticas e aventuras menos sérias. A comunidade do cinema respondeu à altura, atribuindo-lhe o Globo de Ouro de melhor ator dramático, o prémio dos críticos, e o do sindicato dos atores, além de inúmeros galardões atribuídos por circuitos menos relevantes.

É muito possível que McConaughey consiga a proeza de ser vencedor de um Óscar à primeira tentativa, deixando para trás Leonardo Di Caprio, que foi nomeado quatro vezes (três para melhor ator e uma para secundário) e nunca obteve sucesso. O protagonista de "O Lobo de Wall Street" conseguiu vencer o globo para melhor ator de comédia, mas dificilmente conseguirá superar todo o favoritismo em torno de McConaughey.

Um outro estreante na cerimónia é Chiwetel Ejiofor, protagonista de "12 Anos Escravo", que colecionou nomeações, mas conseguiu apenas ser vencedor em Londres, nos prémios BAFTA da Academia Britânica de Cinema.

Christian Bale regressa para a segunda nomeação depois do filme "The Fighter - Último Round", mas agora como actor principal de "Golpada Americana". O mais experiente dos actores na corrida é Bruce Dern de 78 anos, pelo papel que desempenhou em "Nebraska" e que lhe valeu a segunda nomeação de carreira.

> Favoritos: Matthew McConaughey e Leonardo Di Caprio

> Aposta Cinemax: Matthew McConaughey

> Outsider: Bruce Dern

> Fica para outra oportunidade: Chiwetel Ejiofor e Cristian Bale

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Oscar 2014