Óscar 2014, atriz: o ano de Cate Blanchett
A australiana Cate Blanchett com o Globo de Ouro: um dos vários prémios importantes que ganhou.

Oscar 2014  

Óscar 2014, atriz: o ano de Cate Blanchett

Dirigida por Woody Allen, Cate Blanchett consegue a sexta nomeação de carreira, e a avaliar pela lista de prémios conquistados, a atriz australiana vai receber o Óscar.

Artigo recomendado:
Óscar 2014, atriz: o ano de Cate Blanchett
Oscar 2014
Óscar 2014, ator: o ano de Matthew McConaughey A caminho dos 45 anos, Matthew McConaughey ganha a primeira nomeação da carreira. O desempenho em "O Clube de Dallas" tem sido reconhecido ...

No filme "Blue Jasmine", Cate Blanchett constrói a personagem de uma nova iorquina snob que aprende uma lição de vida e humanidade depois do divórcio - este desempenho valheu-lhe todos os prémios da temporada.

Blanchett já ganhou o Globo de Ouro para melhor atriz na categoria dramática, o prémio do sindicato dos atores (Actors Guild Award), o prémio da crítica norte-americana, e o BAFTA na categoria de melhor atriz. Vale a pena sublinhar que em mais de duas dezenas de prémios disponíveis na temporada, a actriz venceu praticamente todos para os quais estava nomeada.

Na lista de nomeadas apenas Amy Adams, protagonista de "Golpada Americana" pode gabar-se de ter conseguido um prémio igualmente importante. Sucedeu nos Globos de Ouro, na categoria de comédia. Adams nunca ganhou o Óscar nas quatro anteriores nomeações (todas em categorias secundárias). A sua quinta nomeação pode fazer a diferença e logo na categoria de melhor atriz.

As restantes candidatas estão simplesmente no ano errado. Sandra Bullock venceu um Óscar à primeira nomeação em 2010 pelo filme "Um Sonho Possível" e terá de esperar por outra oportunidade. Depois há duas veteranas de prestigio, mas que não têm conseguido angariar os prémios da pré - temporada.

Restam as veteranas: Judi Dench, que já somou seis nomeações, três como actriz principal e outras tantas como secundária, e finalmente Meryl Streep, a recordista das nomeações (18), símbolo de prestígio e respeito em Hollywood, já com três Óscares conquistados.

> Favoritas: Cate Blanchett e Amy Adams

> Aposta Cinemax: Cate Blanchett

> Outsider: Meryl Streep

> Fica para outra oportunidade: Sandra Bullock e Judi Dench




por
publicado 12:52 - 28 fevereiro '14

Recomendamos: Veja mais Artigos de Oscar 2014