Óscar 2014, realizador: o ano de Alfonso Cuarón

Oscar 2014  

Óscar 2014, realizador: o ano de Alfonso Cuarón

O realizador mexicano venceu o Globo de Ouro, o BAFTA, os prémios da crítica norte-americana e do Sindicato dos Realizadores. Parecem não restar dúvidas sobre a quem entregar a estatueta de melhor realizador do ano.

Artigo recomendado:
Óscar 2014, realizador: o ano de Alfonso Cuarón
Oscar 2014
Óscar 2014, filme: o ano de "Gravidade" Durante a temporada de prémios, "12 Anos Escravo" foi sendo mais reconhecido, mas "Gravidade" ainda tem todas as hipóteses.

A lista de prémios conquistada por Alfonso Cuarón reúne mais de duas dezenas de galardões, com maior ou menos peso na indústria, e recolhe ainda um prémio pelo contributo para o futuro do cinema e a utilização do digital, como aconteceu em Veneza.

O realizador que já esteve nos Óscares com "E a Tua Mãe Também", nomeado para melhor filme estrangeiro em 2003, e que teve nas mãos um dos episódios da saga Harry Potter, transformou-se num dos autores que conseguiu potenciar a tecnologia 3D, para trazer a imensidão do espaço até às salas de cinema, sem perder a poesia e o drama e conferindo-lhe todas as possibilidades de contemplação.

Mais do que ter ganho quase tudo, Alfonso Cuarón foi quase sempre vencedor, quando teve a concorrência directa dos outros nomeados para Óscares. Apenas Steve McQueen conseguiu arrecadar meia dúzia de prémios, com o filme "12 Anos Escravo" que ganhou a dimensão de uma obra didáctica que vai começar a fazer parte do programa das aulas de história. Mesmo assim, o realizador britânico, foi ultrapassado por Cuarón quando concorreu em casa, em ondres, na cerimónia dos BAFTA.

Os restantes nomeados não conseguiram fazer carreira de prémios nem ganhar o estatuto de favoritos. David O. Russell ganhou a quinta nomeação como realizador ou argumentista. Alexander Payne também já tem uma extensa lista de presenças na cerimónia, com 7 nomeações por filmes como "Descententes" ou "Guia Para um Final Feliz".

Por último, Martin Scorcese, é o maior coleccionador, com 12 nomeações tendo vencido apenas um óscar. É o elemento de prestigio desta categoria, mas este ano, "O Lobo de Wall Street” não terá argumentos para lhe dar a segunda estatueta dourada.


> Favoritos: Alfonso Cuarón e Steve McQueen

> Aposta Cinemax: Alfonso Cuarón

> Outsider: David O. Russell

> Fica para outra oportunidade: Alexander Payne e Martin Scorsese

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Oscar 2014