Óscar Filme: Argo vs. Lincoln

Oscars 2013  

Óscar Filme: "Argo" vs. "Lincoln"

"Argo" é o filme mais premiado da temporada e só mesmo a dimensão de um épico como "Lincoln" pode colocar em risco o Óscar para melhor filme.

Artigo recomendado:
Óscar Filme: Argo vs. Lincoln
Oscars 2013
Óscar Realizador: Spielberg vs. Ang Lee A ausência de Ben Affleck, que não está nomeado como realizador mas que ganhou praticamente tudo até ao momento, deixa pouca margem para ...

A operação da CIA de resgate de cidadãos norte americanos na embaixada no Irão, em 1979, é uma história real que parece um devaneio de filme.

É a história contada em "Argo", realizado por Bem Afleck, e está a ter todo o reconhecimento possível.

O filme conquistou mais de quarenta prémios, desde os Globos de Ouro, até às distinções atribuídas das associações dos profissionais de Hollywood, nas quatro categorias mais importantes - melhor argumento adaptado, elenco, realizador e produtor.

Estes são os mesmos profissionais que votam na Academia, e normalmente, ditam os vencedores da noite dos Óscares. Se as contas voltarem a bater certo, a estatueta já faz parte da colecção de Ben Afleck, que é também produtor do filme.

Convém lembrar que "Lincoln", o épico de Steven Spielberg sobre o presidente norte americano, partiu para a corrida com doze nomeações, o que normalmente é sinal de um desfecho vitorioso.

Mas a verdade é que o filme tem ficado pelas nomeações e já não vai a tempo de repor a contagem de prémios. Só mesmo a dimensão de Steven Spielberg, enquanto cineasta que tem dedicado a vida a inspirar e a alimentar a indústria, pode ajudar o filme a recuperar a honra, e a conquistar algumas estatuetas.

Tendo em conta apenas a contabilidade de prémios adquiridos, "Amor" de Michael Haneke, é o segundo mais premiado.

Começou com a Palma de Ouro do Festival de Cannes, e depois disso, recebeu os prémios de filme melhor estrangeiro da Academia Britânica de Cinema, dos Globos de Ouro e de várias associações de críticos: Nova Iorque, Chicago, São Francisco ou Washington.

É uma boa colheita, mas seguramente não a mais valorizada na indústria norte-americana, que poderá reservar-lhe apenas o óscar de melhor filme em língua não inglesa.

> Favoritos: "Argo" e "Lincoln"

> Aposta Cinemax: "Argo"

> Outsider: "Amor"

> Sem Hipóteses: "A Vida de Pi", "Os Miseráveis", "00:30 A Hora Negra", "Django Libertado","Guia Para um Final Feliz", "Bestas do Sul Selvagem".

 

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Oscars 2013