Oscar ator: Jean Dujardin vs. George Clooney

Oscars 2012  

Oscar ator: Jean Dujardin vs. George Clooney

O veterano, popular e influente George Clooney enfrenta a concorrência competente do francês Jean Dujardin.

Ator, realizador e argumentista. George Clooney tem vindo a afirmar-se cada vez mais como uma figura do cinema, capaz de trabalhar as várias vertentes de fazer um filme. Já teve nomeações em qualquer uma destas categorias e este ano volta a ter duas nomeações que traduzem a versatilidade do seu trabalho. É candidato a melhor argumentista pelo filme "Nos Idos de Março" e como actor protagonista de "Os Descendentes". O papel de um pai à deriva depois da morte da mulher tem sido bastante apreciado pela crítica e pelas várias associações que distribuem prémios antes dos Oscars, e foi o que bastou para ganhar o globo de ouro.

Ao seu lado nesta corrida, mas com muito menos prémios recolhidos junto dos circulos dos críticos, está Jean Dujardin, protagonista de "O Artista". O ator francês sai do quase anonimato para chegar a Hollywood e sem palavras estar na linha da frente para conquistar o Oscar. Pode ser apenas "o protagonista da história da fábula" deste ano, um ator que se sente vencedor só pela nomeação. Mas Jean Dujardin já tem um prémio muito concreto nas mãos, atribuído pelo do Sindicato Americano dos Atores - e esse não é um prémio para concretizar fábulas, mas sim para criar estrelas.

A correr atrás está Brad Pitt, na pele de dirigente de uma equipa de basebol, em "Moneyball - Jogada de Risco". Um registo dramático que tem sido premiado pelas associações e críticos, e sustentado pelas seis nomeações do filme. Nas últimas semanas perdeu fôlego e não conheceu nenhum dos prémios mais importante da pré temporada. Brad Pitt tem uma tarefa díficil de convencer os que não são apreciadores do jogo.

> Favoritos: George Clooney, "Os Descendentes" e Jean Dujardin, "O Artista"

> Aposta Cinemax: Jean Dujardin, "O Artista"

> Outsider: Brad Pitt, "Moneyball - Jogada de Risco"

> Fica para outra oportunidade: Gary Oldman "A Toupeira" e Demián Bichir "Uma Vida Melhor"

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Oscars 2012