Oscar atriz: Michelle Williams vs. Meryl Streep

Oscars 2012  

Oscar atriz: Michelle Williams vs. Meryl Streep

Meryl Streep tenta quebrar um enguiço de trinta anos sem ganhar um Oscar. Mas enfrenta concorrência séria de Michelle Williams e Viola Davis.

Falar da carreira de Meryl Streep é também falar das 17 vezes que já foi nomeada para os Oscars, e das duas que venceu. A última vez que levou uma estatueta dourada foi há 30 anos, pelo papel em "A Escolha de Sofia".

O papel de 'A Dama de Ferro' é feito à medida de Meryl Streep, numa composição de várias idades, carregada de maquilhagem, com perfeito sotaque britânico e a altivez necessária para ser Margaret Thatcher no cinema. Recebeu o globo de ouro e o Bafta de melhor atriz, que traduz a aprovação britânica do trabalho da atriz americana numa personagem da história da Grã Bretanha. Mesmo assim, os prémios que conseguiu até agora representam metade dos que foram alcançados pela maior rival que tem na noite dos Óscares.

Michelle Williams consegue maior consenso no circuíto da crítica, com o retrato de Marilyn Monroe no filme "A Minha Semana com Marilyn". A jovem atriz ainda não tem 30 anos, mas já conquistou três nomeações na carreira, e também ganhou o globo de ouro na categoria de atriz de comédia ou musical.

Das restantes três candidatas, Viola Davis é a que merece destaque. A actriz protagonista de "As Serviçais" não pode competir em numero de prémios da temporada, mas foi a escolha do Sindicato Americano dos Atores.

> Favoritas: Meryl Streep, "A Dama de Ferro", Michelle Williams, "A Minha Semana com Marilyn"

> Aposta Cinemax: Viola Davis, "As Serviçais"

> Outsider: Viola Davis, "As Serviçais"

> Fica para outra oportunidade: Grenn Close, "Albert Nobbs" e Rooney Mara, "Millenium 1: Os Homens que Odeiam as Mulheres"


por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Oscars 2012