Oscar filme: Os Descendentes vs. O Artista

Oscars 2012  

Oscar filme: "Os Descendentes" vs. "O Artista"

Hollywood rende-se ao passado através de dois filmes que fazem uma homenagem ao próprio cinema. O mais nomeado não é o favorito.

"A Invenção de Hugo" propõe uma aventura em 3D pela mão de Martin Scorsese a relembrar como foi o tempo de George Méliès, o pai dos efeitos especiais, e a génese do que é actualmente o cinema de entretenimento.

O filme leva vantagem graças às 11 nomeações obtidas, mas não tem sido o mais votado no circuito da crítica e das associações de cinema que parecem determinadas em transformar "O Artista" no filme do ano.

Mais uma vez o passado do cinema volta a ser tema central de uma obra que recupera os tempos do cinema mudo, num filme a preto e branco, onde não há diálogos falados. "O Artista" tem um extenso currículo de prémios, entre os quais a categoria de comédia ou musical nos Globos de Ouro, atribuídos pela Associação da imprensa estrangeira em Hollywood.

Na edição dos Globos, o drama do ano foi o filme "Os Descendentes". A obra de Alexander Payne, protagonizada por George Clooney, é a segunda mais premiada pelas diversas associações de críticos, e nesse sentido recolhe mais favoritismo do que "A Invenção de Hugo".

Na contabilidade de prémios, há ainda a assinalar o regresso de Terrence Malick com "A Árvore da Vida", premiado com a Palma de Ouro no Festival de Cannes, mas que parece ter perdido força perante os restantes candidatos.

"O Artista" torna-se o filme mais premiado e com boas hipóteses de sair consagrado da cerimónia dos Oscars, eventualmente relegando o mais nomeado, "A Invenção de Hugo", para os prémios técnicos. Não seria nada de surpreendente depois de "Avatar" de James Cameron ter partido com nove nomeações para chegar a três Oscars.

> Favoritos: "O Artista" e "Os Descendentes"

> Aposta Cinemax: "O Artista"

> OUTSIDER: "A Invenção de Hugo"

> Sem hipóteses: "Meia-noite em Paris", "As Serviçais", "A Árvore da Vida", "Cavalo de Guerra", "Moneyball - Jogada de Risco", "Extremamente Alto, Incrivelmente Perto"



Filmes mais premiados e respetivos prémios/associações"O Artista": New York Film Critics Circle, Washington Film Critics Association, The Boston Society of Film Critics, BAFTA, Producers Guild Awards, London Film Critics, Detroit Film Critics, Golden Globes, New York Film Critics Online, Oklahoma Film Critics, Phoenix Film Critics, San Diego Film Critics, St. Louis Film Critics, Broadcast Film Critics Association, Vancouver Film Critics.

"Os Descendentes": Los Angeles Film Critics, Iowa Film Critics, Dallas Fort Worth Film Critics, Golden Globes, Houston Film Critics, Los Angeles Film Critics Association, Kansas City Film Critics.

"A Árvore da Vida": San Francisco Film Critics Circle, Chicago Film Critics, Online Film Critics, San Francisco Film Critics, Denver Film Critics Society, Toronto Film Critics.

"Hugo": National Board of Review, Austin Film Critics, Nationa Board of Review, Nevada Film Critics Society.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Oscars 2012