Oscar realizador: Hazanavicius vs. Scorsese

Oscars 2012  

Oscar realizador: Hazanavicius vs. Scorsese

Um gaulês entre norte-americanos pode fazer história e ganhar o prémio de realização.

Se a antiguidade e assiduidade na cerimónia dos Oscars valessem o prémio, Martin Scorsese estaria a celebrar vitória. Esta é a sétima nomeação do realizador, o que significa que estar entre os nomeados é algo que não se estranha. Aqui a surpresa reside em conseguir ser candidato com um filme infanto-juvenil bem distante do historial de violência e densidade que tem marcado a sua obra.

Mas apesar das diferenças "A Invenção de Hugo" é um filme coerente no percurso de um cineasta que tem trabalhado em defesa do património do cinema, e que culmina com a possibilidade de dar às novas audiências a memória de que são feitos os filmes, como é o caso na história do jovem rapaz que encontra Georges Méliès, o pai dos efeitos especiais. 

O maior concorrente de Martin Scorcese é um novato nos Oscars, e um total desconhecido para as plateias norte americanas. Mas o francês Michel Hazanavicius, realizador de "O Artista", chega a Hollywood com trunfos tentadores para a indústria, com um filme que presta homenagem às estrelas do cinema mudo, filmado a preto e branco e angariar a simpatia da crítica.

A pré-temporada de prémios que conduz aos Oscars está a ser disputada taco-a-taco, mas Michel Hazanavicius leva uma ligeira vantagem ao ter vencido o prémio do Sindicato dos Realizadores, que costuma equiparar a escolha dos membros da academia, e que traduz o reconhecimento pleno dos seus pares norte-americanos. 

Menos hipóteses terá Alexander Payne que entra na corrida com o drama "Os Descendentes", com apenas seis nomeações e George Clooney como estrela com possibilidades de ser premiado.

Para trás fica Terrence Malick, o respeitado cineasta de "A Árvore da Vida", que no inicio da temporada ainda se afirmava como favorito, mas que foi perdendo terreno nos prémios das várias associações.

Woody Allen tal como Martin Scorcese é um corredor de fundo nos Oscars, nomeado sete vezes para melhor realizador, mas este ano, é um dos candidatos de peso na categoria de melhor argumento original.

> Favoritos: Michel Hazanavicius, "O Artista" e Martin Scorsese, "Hugo"

> Aposta Cinemax: Michel Hazanavicius, "O Artista"

> Outsider: Alexander Payne, "Os Descendentes"

> Fica para outra oportunidade: Woody Allen, "Meia-noite em Paris", Terrence Malick, "A Árvore da Vida"

 

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Oscars 2012