Óscares 2014: Gravidade e Golpada lideram nomeações
O alinhamento das atrizes: Amy Adams, Cate Blanchet, Sandra Bulock, Judi Dench e Meryl Streep.

Oscar 2014  

Óscares 2014: "Gravidade" e "Golpada" lideram nomeações

Um filme de ficção científica e uma comédia totalizam 10 nomeações cada - ver totalidade de nomeados em artigos recomendados.

Artigo recomendado:
Óscares 2014: Gravidade e Golpada lideram nomeações
Oscar 2014
Óscares 2014: nomeados (c/ vídeo) A Academia norte-americana apresentou hoje os nomeados para os Oscars 2014.

A odisseia espacial "Gravidade", do mexicano Alfonso Cuarón, e o thriller "Golpada Americana" dominam a corrida dos Óscares depois de terem recebido dez indicações cada um, segundo o anúncio feito pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

O filme "Gravidade" é o sexto a ser feito predominantemente em 3D a ser nomeado para os Óscares na categoria de Melhor Filme. Os outros foram "Avatar" (em 2009), "Up - Altamente" (2009), "Toy Story 3" (2010), "Hugo" (2011) e "A Vida de Pi" (2012).

O terceiro filme mais nomeado é "12 Anos Escravo", de Steve McQueen, em 9 categorias. O drama de época sobre a escravatura está bem nomeado para prémios mais nobres, pois, além de melhor filme e melhor realização, viu os seus principais atores serem reconhecidos: Chiwetel Ejifor, como ator principal, Lupita Nyongo e Michael Fassbender, como secundários.

Com 6 nomeações cada um, entre elas a de melhor filme, estão "Capitão Phillips", "Clube de Dallas" e "Nebraska".

Os filmes "Her - Uma História de Amor", "O Lobo de Wall Street" e "Philomena" completam a lista das produções que concorrem à categoria principal do Oscar de melhor filme.

Martin Scorsese tornou-se no realizador vivo mais nomeado na categoria de melhor filme. A sua oitava indicação por "O Lobo de Wall Sreet" permitiu-lhe quebrar o empate de nomeações com Woody Allen e Steven Spielberg.

Com três indicações, "Blue Jasmine" concorre às categorias de melhor atriz e melhor atriz secundária, com Cate Blanchett e Sally Hawkins, e de melhor argumento, para Woody Allen.

"Golpada Americana" e David O. Russel: um caso sérioAlém de estar na disputa nas categorias de melhor filme e melhor realização, "Golpada Americana" teve todo o seu elenco principal indicado: Christian Bale e Amy Adams, como melhores ator e atriz, e Bradley Cooper e Jennifer Lawrence, como melhores ator e atriz secundários.

"Golpada Americana" tornou-se assim no 15º filme a totalizar pelo menos uma nomeação nas quatro categorias de interpretação. E é o segundo filme desde "Reds" (1981) a ser nomeado para melhor filme, realização, argumento, e nas quatro categorias de representação. O Outro foi "Guia Para Um Final Feliz", também realizado por David O. Russel, no ano passado.

Esta edição dos Óscares é memorável para uma das produtoras de "Golpada Americana". Megan Wilson tornou-se no quarto produtor a obter mais do que uma nomeação no mesmo ano, desde 1951 (os outros foram Francis Ford Coppola, Fred Ross e Scott Rudin). Aos 27 anos é a primeira mulher a conseguir essa proeza, com as nomeações de "Golpada Americana" e "Her - Uma História de Amor" na categoria de melhor filme.

As proezas de diversos atoresMeryl Streep volta a ser protagonista nos Óscares, conseguindo a sua 18ª nomeação com o filme "Um Quente Agosto". A atriz é recordista em nomeações e prémios (ganhou três Óscares, um na categoria de atriz secundária e dois como melhor atriz).

Nas categorias de interpretação destacam-se as prestações notáveis de Judi Dench e Jennifer Lawrence. Dench, com 63 anos, é candidata a melhor atriz em "Philomena", tendo somado 7 nomeações - nenhuma atriz foi tão nomeada após os 60 anos.

Lawrence, 23 anos, está nomeada ara atriz secundário em "Golpada Americana" e tornou-se na atriz mais nova com maior quantidade de nomeações - 3 conseguidas até aos 23 anos (o recorde era de Teresa Wright que tinha conseguido as três nomeações até aos 24 anos).

Nas categorias de interpretação destaca-se a nomeação de Barkhad Abdi para ator secundário em "Capitão Philips" - é o primeiro somali nomeado para um Óscar.

O Cambodja também celebra a primeira indicação para um Óscar, na categoria de melhor filme estrangeiro, com "A Imagem que Falta", um documentário de
Rithy Panh sobre as atrocidades dos Khmer Vermelhos entre 1975 e 79.

A cerimónia de entrega da 86ª edição dos Óscares acontecerá em 2 de março, em Hollywood.

por
publicado 21:05 - 16 janeiro '14

Recomendamos: Veja mais Artigos de Oscar 2014