Oscars 2013
Óscares: "Argo" e "A Vida de Pi" triunfam
"Argo" conseguiu arrecadar o prémio de melhor filme. Ang Lee foi premiado na categoria de realização e "A Vida de Pi" recebeu quatro Óscares.
Artigo recomendado:
Oscars 2013
O Oscar que Ben Affleck não ganhou
Contexto paradoxal: "Argo", de Ben Affleck, ganhou o Oscar de melhor filme do ano, mas o próprio Affleck não está nomeado para melhor ...
O percurso triunfal de Ben Affleck foi consagrado na noite dos Óscares quando "Argo" recebeu o prémio de melhor filme. O thriller sobre a crise dos reféns norte-americando em Teerão, na década de oitenta do ano passado, ganhou o prémio de realização, somando ainda os Óscares de argumento adaptado e montagem.
A principal surpresa da noite aconteceu na categoria de realização. A ausência de Ben Affleck entre os nomeados deixava tudo em aberto.
Ang Lee, o realizador de "A Vida de Pi", acabou por ser consagrado - é o segundo Oscar que o realizador recebe, já tinha sido premiado com "O Segredo de Brokeback Mountain". E "A Vida de Pi" foi o filme mais distinguido da noite, arrecadando mais três prémios em categorias técnicas - efeitos visuais, fotografia e melhor banda sonora original (um primeiro prémio para o compositor Mychael Danna)
O sucesso de "A Vida de Pi" contrasta com os poucos prémios atribuídos a "Lincoln", o drama histórico realizado por Steven Spielberg. Era o mais nomeado, em 12 categorias, mas ganhou apenas dois prémios, de direção artística e melhor ator. Fez-se história porque Daniel Daniel Day Lewis recebeu o terceiro Oscar, sendo o primeiro ator da história do cinema a receber três Óscares de interpretação principal.
Jennifer Lawrence foi consagrada com o Oscar de melhor atriz. A intérprete de "Guia para um final feliz" já tinha sido distinguida com um Globo de Ouro em Janeiro deste ano. O mesmo sucedeu com Christoph Waltz e Anne Hathaway que foram distinguidos como melhores atores secundários pelos desempenhos em "Django Libertado" e "Os Miseráveis", respetivamente.
Além do Oscar de melhor ator secundário, o filme de Quentin Tarantino, "Django Libertado", conseguiu ainda uma distinção na categoria de melhor argumento original.
Numa cerimónia com poucas surpresas, Hollywood consagrou "Amor", dos austríaco Michael Haneke, com o Oscar de melhor filme estrangeiro, e o tema "Skyfall", de Adele, na categoria de melhor canção original.
Um dos filmes mais premiados desta 85ª cerimónia dos Óscares foi o musical "Os Miseráveis" - além de ter recebido o prémio para melhor atriz secundária, ganhou os óscares técnicos de melhor caracterização e mistura de som.
Caso raro foi a atribuição ex-aequo do Oscar de melhores efeitos sonoros a "00:30 A Hora Negra" e "Skyfall".
Na categoria de animação, a Disney saiu duplamente premiada: "Brave - Indomável" ganhou o Oscar de melhor filme animado e "Paperman", outra produção do estúdio, recebeu o prémio na categoria de melhor curta-metragem de animação.
O palmarés final reflete uma das edições mais divididas dos últimos anos onde o filme "A Vida de Pi" triunfou com quatro Óscares.
Com três prémios surgem dois filmes: "Argo" (melhor filme, argumento adaptado e montagem) e "Os Miseráveis" (atriz secundária, caracterização e mistura de som). Com dois prémios foram premiadas três obras: "Django Libertado" (ator secundário e argumento), ""Lincoln" (ator e direção artística) e "007 - Skyfall" (canção e montagem sonora).
Palmarés 85ª edição dos Óscares:
Melhor filme: Argo, Ben Affleck
Melhor realizador: Ang Lee, A Vida de Pi
Melhor ator: Daniel Day-Lewis, Lincoln
Melhor atriz: Jennifer Lawrence, Guia Para Um Final Feliz
Melhor ator secundário: Christoph Waltz, Django Libertado
Melhor atriz secundário: Anne Hathaway, Os Miseráveis
Melhor argumento original: Django Libertado, Quentin Tarantino
Melhor argumento adaptado: Argo
Melhor filme animado: Brave - Indomável, Mark Andrews e Brenda Chapman
Melhor animação curta-metragem: Paperman
Melhor direção artística: Lincoln
Melhor fotografia: A Vida de Pi
Melhor guarda-roupa: Anna Karenina
Melhor montagem: Argo
Melhor caraterização: Os Miseráveis
Melhor banda sonora: Mychael Danna, A Vida de Pi
Melhor canção original: Skyfall - 007 Skyfall, Adele
Melhor montagem sonora (ex-aequo): 00h30 A Hora Negra e 007 - Skyfall
Melhor mistura sonora: Os Miseráveis
Melhores efeitos visuais: A Vida de Pi
Melhor filme estrangeiro: Amor, Michael Haneke
Melhor curta-metragem: Curfew
Melhor documentário: Searching for the Sugar Man
Melhor documentário curta-metragem: Inocente
Palmarés: filme a filme
A Vida de Pi (4 Óscares): realização, banda sonora, efeitos visuais, fotografia
Argo (3): filme, argumento original, montagem
Os Miseráveis (3): atriz secundária, caraterização, mistura sonora
Django Libertado (2): ator secundário, argumento original
Lincoln (2): ator, direção artística
007 - Skyfall (2): canção original, montagem sonora
Guia Para um Final Feliz: atriz
00:30 A Hora Negra: melhor montagem sonora
Brave - Indomável: filme animado
Amor: melhor filme estrangeiro
Anna Karenina: guarda-roupa
Paperman - curta-metragem animada
Searching For Sugar Man: melhor documentário
Inocente: melhor documentário curta-metragem
Curfew: melhor curta-metragem
-
Oscars 2013Irão critica triunfo de "Argo" e Michelle Obama O ministro da cultura contestou novamente o valor do filme e os meios de comunicação oficiais criticaram a primeira-dama dos Estados Unidos.
-
Oscars 2013Como Michelle Obama chegou aos Óscares A presença da primeira-dama dos Estados Unidos na cerimónia dos Óscares foi um acontecimento único preparado com duas semanas de ...
-
OSCARS 2012E depois de Seth MacFarlane?... A condução da cerimónia dos Oscars por Seth MacFarlane suscitou algumas reacções de protesto. Mas foi também uma promessa de mudança... ...
por Tiago Alves
publicado 11:02 - 25 fevereiro '13