Oscars 09: cinco ilustres desconhecidos

Cinema Norte-americanoMais CinemaOscar 2009Mais Cinema  

Oscars 09: cinco ilustres desconhecidos

Viola Davis, Taraji P. Henson (categoria de actriz secundária), Melissa Leo (actriz principal), Michael Shannon (actor secundário) e Richard Jenkins (actor principal) são os nomeados sobre os quais sabemos pouco.





Topo: Viola Davis e Taraji P. Hanson Meio: Melissa Leo e Michael Shannon Baixo: Richard Jenkins

Viola Davis destaca-se entre as candidatas a actriz secundária pela interpretação da mãe da criança negra que é protegida pelo padre no drama moral "Dúvida". É a figura mais abalada no contexto deste drama moral onde contracena com Meryl Sreep. Steven Soderbergh deu-lhe papéis secundários em três filmes consecutivos ("Romance Perigoso", "Trafic - Ninguém Sai Ileso" e "Solaris").

Taraji P. Henson
também está entre as actrizes secundárias graças ao papel de uma jovem que trabalha num centro de acolhimento de Nova Orleães e que dá guarida ao recém nascido com aparência de velho em "O Estranho Caso de Benjamin Button".

Melissa Leo é candidata a melhor actriz pelo papel de uma mãe solitária em "Frozen River". Depois de ter sido abandonada pelo companheiro dedica-se ao contrabando para melhorar as condições de vida e sustentar os dois filhos. O seu percurso foi consolidado em séries televisivas e recentemente surgiu no cinema, sempre em papéis secundários, em "21 Gramas", de Alejandro González Iñárritu e "Três Enterros de um Homem", de Tommy Lee Jones.

Michael Shannon surge nomeado na categoria de actor secundário pelo desempenho de um brilhante matemático a recuperar de um esgotamento mental em "Revolutionary Road". Recentemente surgiu em "World Trade Center", de Oliver Stone, e em "Antes que o Diabo Saiba que Morreste", de Sidney Lumet.

Richard Jenkins está nomeado para o Oscar de melhor actor em "O Visitante", onde interpreta um viúvo que levou uma vida adormecida. Esse estado muda quando regresa a Nova Iorque e descobre que o seu apartamento foi ocupado por um casal de emigrantes ilegais. Vimo-lo na figura do patriarca em "Sete Palmos de Terra" e como gestor de ginásio em "Destruir Depois de Ler", dos irmãos Coen.

por
publicado 15:26 - 16 fevereiro '09

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Norte-americanoMais CinemaOscar 2009Mais Cinema