Oscars 2013: o apelo de Lincoln
Daniel Day-Lewis e Steven Spielberg podem fazer história com um filme histórico.

Oscars 2013  

Oscars 2013: o apelo de "Lincoln"

Novo filme de Steven Spielberg e Daniel Day Lewis foi nomeado em 12 categorias. "Amor" de Michael Haneke é a surpresa da 85ª edição dos Oscars.

Artigo recomendado:
Oscars 2013: o apelo de Lincoln
Oscars 2013
"Lincoln" lidera nomeações para os Oscars A academia norte americana de artes e ciências cinematográficas apresentou esta manhã a lista de nomeados para a 85ª cerimónia de entrega ...

O mais recente filme de Steven Spielberg totaliza 12 nomeações para os Oscars, incluindo melhor filme, realizador e atores principal (Daniel Day-Lewis), e secundários (Sally Field e Tommy Lee Jones). O drama histórico sobre a guerra civil norte-americana aborda o contexto em que o 16º presidente dos Estados Unidos aprovou a emenda que determinou a abolição da escravatura.

"Lincoln" é um dos nove candidatos a melhor filme do ano. Os outros são
"Amor", o filme de Michael Haneke sobre o derradeiro suspiro de um casal de idosos, "Argo", o thriller sobre os reféns do Irão realizado por Ben Affleck, "Argo", "Bestas do Sul Selvagem", a revelação independente do ano,  "Django Libertado", o western spaghetti de Quentin Tarantino, o musical "Os Miseráveis", "A Vida de Pi", um drama de sobrevivência realizado por Ang Lee, a comédia romântica "Guia Para um Final Feliz", e "00:30 Hora Negra", o filme sobre a caçada de Osama bin Laden, realizado por Katryn Bigelow.

"A Vida de Pi" obteve um reconhecimento surpreendente totalizando 11 nomeações e superando filmes considerados favoritos como "00:30 Hora Negra" e "Os Miseráveis". Na categoria de realização notam-se as ausências de
Ben Affleck ("Argo"), mas sobretudo de Kathryn Bigelow ("Hora Negra") e Tom Hooper (Os Miseráveis), dois realizadores premiados em 2009 e 2010, com "Estado de Guerra" e "O Discurso do Rei", respetivamente..

Na categoria de melhor filme também há que registar omissões surpreendentes. O aclamado "Moonrise Kingdom" não surge e apenas recebeu uma nomeação de argumento original. O mesmo sucede com "O Mentor", de Paul Thomas Anderson, que apenas está nomeado nas categorias de interpretação (Joaquin Phoenix, Amy Adams e Philip Seymour Hoffman).

Na categoria de realizador surgem três candidatos já nomeados em edições anteriores. Steven Spielberg, premiado por duas vezes com "Resgate do Soldado Ryan" e "A Lista de Schindler", Ang Lee que ganhou com "O Segredo de Brokback Mountain", e David O. Russell, nomeado com "The Fighter - O Último Round". Os outros dois candidatos são estreantes surpreendentes: o austríaco Michael Haneke ("Amor") e Zeitlin Benh que pode ganhar o Oscar de melhor realizador com "Bestas do Sul Selvagem", a sua primeira obra.

"
Amor", o filme premiado com a Palma de Ouro no Festival de Cannes, atinge um registo surpreendente para uma produção europeia, somando cinco nomeações nas categorias de melhor filme, realização, argumento original, melhor atriz (Emmanuelle Riva) e melhor filme estrangeiro.

Na categoria de filme estrangeiro surgem uma saga da de época
"A Royal Affair", de Nikolaj Arcel (Dinamarca), o drama de uma criança soldado "Guerra Bruxa" de Kim Nguyen (Canadá), a aventura marítima "Kon-Tiki" de Joachim Roenning e Espen Sandberg (Noruega) e "No", de Pablo Larrain (Chile), o filme sobre uma campanha contra Augusto Pinochet.

Atores secundários e atriz principal: duas categorias a seguir

A atribuição do prémio de melhor atriz promete ser um dos momentos emocitivos da noite, porque surgem as atrizes mais velha e mais nova alguma vez nomeadas para um Oscar: Emmanuelle Riva, 85 anos, em "Amor" e Quvenzhane Wallis, 9 anos, que interpreta uma miúda espirituosa do delta do Lousiniana em "Bestas do Sul Selvagem".

A categoria fica completa com as nomeações de
Jessica Chastain como agente da CIA em "00:30 Hora Negra", Jennifer Lawrence no papel de uma jovem problemática em "Guia Para Um Final Feliz", e a britânica Naomi Watts desempenhando uma vítima do tsunami que atingiu o sudeste asiático no filme espanhol "O Impossível".

Daniel Day-Lewis está nomeado pela quarta vez e parece ser o favorito para ganhar o seu terceiro Oscar de melhor ator. Lewis enfrenta a concorrência de Bradley Cooper, interpretando um paciente psiquiátrico que tenta relançar a sua vida em "Guia Para Um Final Feliz", Hugh Jackman como Jean Valjean em "Os Miseráveis", Joaquin Phoenix no papel de um veterano da marinha que cai nas mãos de um líder espiritual em "O Mentor", e Denzel Washington, um piloto de avição civil em "Decisão de Risco".

Na categoria de atriz secundária surgem Amy Adams (a esposa de um líder espiritual em "O Mentor"), Anne Hathaway (Fantine no musical "Os Miseráveis"), Helen Hunt (a terapeuta de sexo em "Seis Sessões"), e a australiana Jacki Weaver (uma mãe de um homem instável em "Guia Para um Final Feliz").

Na categoria de ator secundário sobressai o facto de todos ja terem ganho um Oscar. Tommy Lee Jones está nomeado pelo papel de um republicano radical em "Lincoln", Alan Arkin graças ao desempenho de um astuto produtor de Hollywood em "Argo", Robert De Niro como um patriarca em "Guia Para Um Final Feliz", Philip Seymour Hoffman desempenhando o guru espiritual em "O Mentor", e o austríaco Christoph Waltz na pele de um gentil caçador de recompensas em "Django Libertado".

Previsivelmente a Disney dominou
a categoria de animação com três dos cinco nomeados: "Brave - Indomável", "Frankenweenie" e "Força Ralph". Também foram indicados "ParaNorman" e "Piratas!". No campo da canção original, Adele recebe a nomeação expectável por "007 - Skyfall".

Os Oscars de 2013 são entregues a 24 de Fevereiro no Dolby Theater de Hollywood, em Los Angeles.

Os filmes mais nomeados que estão inéditos em Portugal estrearão nas próximas semanas: "00:30 Hora Negra" (17 janeiro), "Django LIbertado" (24 jan) "Lincoln" (31 jan); "Bestas do Sul Selvagem" (13 fevereiro).


Curiosidades finais:
  • Day-Lewis ("Meu Pé Esqerdo" e "Haverá Sangue") e Sally Field ("Norma Rae" e "Um Lugar no Coração") já ganharam dois Oscars: ambos estão nomeados por "Lincoln" e um terceiro Oscar coloca-os na categoria de triplos vencedores ao lado de Ingrid Bergman, Walter Brennan, Jack Nicholson e Meryl Streep. Katharine Hepburn é a recordista com quatro prémios.
  • Steven Spielberg já foi nomeado sete vezes na categoria de melhor realizador e venceu por duas vezes. Se ganhar o terceiro Oscar iguala Frank Capra e William Wyler. John Ford continua a ser o mais premiado com quatro Oscars nesta categoria.
  • O compositor John Williams, já premiado com cinco Oscars incluindo três pela música de filmes anteriores de Spielberg ("Tubarão", "ET - O Extra-terrestre" e "A Lista de Schindler"), recebeu a sua 43ª nomeação - ampliou o seu recorde de mais nomeado na categoria de banda sonora.

por
publicado 23:48 - 10 janeiro '13

Recomendamos: Veja mais Artigos de Oscars 2013