Oscars 2013: os primeiros passos na longa passadeira vermelha
Keira Knightley é uma das favoritas ao Oscar de Melhor Atriz pelo papel em "Anna Karenina".

Oscars 2013  

Oscars 2013: os primeiros passos na longa passadeira vermelha

O essencial da temporada de prémios de cinema e os primeiros favoritos.

As nomeações para os galardões do cinema independente e os Hollywood Film Awards deram o tiro de partida para a época de prémios de cinema.

Os Hollywood Film Awards são uma criação do multifacetado Carlos de Abreu (descendente de portugueses nascido em Moçambique), autor publicado, produtor e fundador do site Hollywood News.

O processo de escolha de vencedores é peculiar, com prémios a serem atribuidos a filmes que ainda não estrearam comercialmente e com a condição de os premiados comparecerem em pessoa na noite da entrega.

A cerimónia cozinhada no Beverly Hilton pelo casal Carlos de Abreu e Janice Pennington pouco interesse tem para lá de permitir aferir do interesse de alguns estúdios e distribuidores em promoverem este ou aquele filme, ou talento - por exemplo, a presença de Marion Cotillard dá a entender que existe interesse em lançá-la na corrida à categoria de melhor atriz pelo papel em "De Rouille et Dos".

Mais sério, mas mesmo assim com interesse limitado em relação às preferências da Academia, os nomeados Gotham Independent Spirit Awards dão um primeiro gosto do que poderão ser os sabores da estação. Da lista deste ano, "Moonrise Kingdom", de Paul Anderson, "Beasts of the Southern Wild", primeira obra de Benh Zeitlin, e "Silver Linings Playbook", de David O. Russel, destacam-se como os independentes com mais hipóteses de chegar aos Oscars.

Mas fora destes dois primeiros eventos, a imprensa norte-americana também aponta favoritos. Este ano, as tendências, até agora, apontam para "Os Miseráveis" de Tom Hooper, "Lincoln" de Steven Spielberg, "Argo" de Ben Affleck, "A Vida de Pi" de Ang Lee, ou "O Mentor", de Paul Thomas Anderson.

Do lado dos actores, Joaquin Phoenix (em "O Mentor") e Daniel Day Lewis (em "Lincoln") começam a ter algum ascendente enquanto que do lado das atrizes tudo parece ainda muito embrulhado apesar de Jennifer Lawrence ("Silver Linings Playbook") e a muito jovem Quvenzhané Wallis ("Beasts of the Southern Wild") surgirem referênciadas ao lado de Keira Knightley ("Anna Karenina").

Este ano, as nomeações será conhecidas mais cedo, a 10 de Janeiro. Há, por isso, menos tempo para pensar e promover filmes e talentos. A cerimónia de entrega de prémios, conduzida por Seth McFarlane, terá lugar a 24 de Fevereiro de 2013, no Dolby Theatre do Hollywood & Highland Center, em Los Angeles.

por
publicado 18:33 - 27 outubro '12

Recomendamos: Veja mais Artigos de Oscars 2013