Oscars 2016: os filmes de que se fala

Oscar 2016  

Oscars 2016: os filmes de que se fala

No outono começa a corrida aos prémios do cinema norte-americano que culmina na entrega dos Oscars. O CINEMAX lança um olhar sobre os principais candidatos.

As nomeações para os Gotham Indendent Film Awards dão todos os anos o pontapé de saída para a temporada de prémios de cinema. Ao mesmo tempo, surgem nas salas histórias mais sérias, temas mais adultos e nomes com pretensões à entrada no processo que a imprensa designa por "corrida aos Oscars".

A entrada nesta altura do ano nem sempre significa que passamos a ver os melhores filmes. Maioritariamente são apenas títulos que tentam encaixar nos gostos dos membros votantes da Academia, gente maioritariamente branca, do sexo masculino, e com alguma idade.

Em fevereiro de 2012, o jornal Los Angeles Times publicou o resultado de uma investigação detalhada para descobrir o que a AMPAS (Academy of Motion Pictures Arts ans Sciences) nunca revelou: o perfil de quem elege os vencedores dos Oscars.

Na altura, ficou-se a saber que 94% eram brancos, com menos de 2% de negros e latinos. A idade média rondava os 62 anos e só 14% tinham menos de 50 anos. Só 23% eram mulheres.

Um ano depois, a atualização dos dados pelo Los Angeles Times, mostrava que pouco tinha mudado: 93% de brancos e só 24% de mulheres.

Em 2013, a Academia pôs fim ao sistema de quotas que limitava o número de membros e afirmou-se interessada em aumentar a diversidade entre os seus membros. Foram aceites mais 271 pessoas.

Em julho deste ano, foram enviados convites a 322 novos membros o que eleva para sete mil o leque de pessoas que vai atribuir as estatuetas. O Los Angeles Times, que continua a acompanhar o tema, identificou 23% de pessoas de cor e 28% de mulheres entre as novidades no elenco da Academia.

Entre eles os atores David Oyelowo, Dev Patel, Daniel Radcliffe, Emma Stone, Felicity Jones, Benedict Cumberbatch e Martin Freeman, e os realizadores Justin Lin, Niki Caro, Bong Joon-ho, François Ozon, Pawel Pawlikowski, Abderrahmane Sissako, Damián Szifron, Fernando Trueba, Zaza Urushadze e Andrey Zvyagintsev.

Será esta lufada de ar fresco suficiente para alterar tendências?

Na corrida

Na imprensa norte-americana, ao mesmo tempo barómetro e influenciadora de tendências, estes são os filmes de que mais se fala:

A Ponte dos Espiões

Realizador: Steven Spielberg
Elenco: Tom Hanks
Estreia em Portugal: 26.nov.2015
Uma história passada na Guerra Fria. Tom Hanks é um advogado que tenta negociar a troca de um espião soviético por um piloto norte-americano abatido.

The Revenant - O Renascido
Realizador: Alejandro G. Inarritu
Elenco: Leonardo DiCaprio, Tom Hardy
Estreia em Portugal: 21.jan.2016
No início do século XIX, um caçador gravemente ferido é abandonado pelos seus companheiros em plenos territórios selvagens da América do Norte.

Brooklyn
Realizador: John Crowley
Elenco:Saoirse Ronan, Domnhall Gleeson
Estreia em Portugal: 07.jan.2016
Em meados dos anos 50, uma jovem imigrante irlandesa tenta adaptar-se à nova vida no bairro de Brooklyn, em Nova Iorque.

O Caso Spotlight (Spotlight)

Realizador: Thomas McCarthy
Elenco: Rachel McAdams, Michael Keaton, Mark Ruffalo
Estreia em Portugal: 14.jan.2016
Como o The Boston Globe descobriu e revelou ao mundo o escândalo de abuso de crianças e o encobrimento da arquidiocese católica local.

A Rapariga Dinamarquesa (The Danish Girl)
Realizador: Tom Hooper
Elenco: Eddie Redmayne
Estreia em Portugal: 31.dez.2015
A história das primeiras operações de mudança de sexo, no início do século XX, sob o ponto de vista de um transsexual dinamarquês.

Joy
Realizador: David O. Russell
Elenco: Jennifer Lawrence
Estreia em Portugal: 07.jan.2016
Uma mãe solteira com três filhos reinventa-se como empresária ao criar uma série de produtos de sucesso nos canais de televendas dos EUA.

Carol
Realizador: Todd Haynes
Elenco: Cate Blanchett, Rooney Mara
Estreia em Portugal: 28.jan.2016
Crónica de uma relação amorosa entre duas mulheres na década de 50 do século XX.

Room
Realizador: Lenny Abrahamson
Elenco: Brie Larson, Jacob Tremblay, Joan Allen, William H. Macy
Estreia em Portugal: 24.mar.2016
Uma criança de cinco anos viveu toda a sua curta vida fechado num quarto subterrâno com a mãe. De repente, dá-se a fuga e os dois passam ter de encarar a realidade exterior.

A Queda de Wall Street (The Big Short)
Realizador: Adam McKay
Elenco: Christian Bale, Brad Pitt, Ryan Gosling, Steve Carell
Estreia em Portugal: 14.jan.2016
Um grupo de investidores antecipa-se à crise do imobiliário e ganha milhões com o desastre financeiro que rapidamente se espalha por todo o mundo.

Profissionais da Crise (Our Brand Is Crisis)
Realizador: David Gordon Green
Elenco: Sandra Bullock
Estreia em Portugal: 19.nov.2015
Uma perita em comunicação política é enviada para a Bolívia a fim de tentar eleger o candidato presidencial preferido pelas elites e pelos EUA.

Straight Outta Compton
Realizador: F. Gary Gray
Elenco: O'Shea Jackson Jr., Corey Hawkins, Jason Mitchell, Neil Brown Jr., Aldis Hodge
Estreia em Portugal: --
Em 1987, cinco jovens do bairro de Compton, em Los Angeles, mudaram o hip hop com uma atitude franca e inovadora e músicas que revelavam a dura realidade numa das zonas mais perigosas da América.

Steve Jobs

Realizador: Danny Boyle
Elenco: Michael Fassbender, Seth Rogen, Kate Winslet
Estreia em Portugal: 12.nov.2015
Biopic do fundador da Apple. O argumento tem como base o lançamento de três produtos marcantes da Apple, culminando em 1998 com a apresentação do iMac.

The Hateful Eight
Realizador: Quentin Tarantino
Elenco: Samuel L. Jackson, Kurt Russell, Jennifer Jason Leigh
Estreia em Portugal: --
Oito estranhos procuram refúgio numa cabana no meio das montanhas enquanto aguardam o fim de uma tempestade de neve.

por
publicado 12:35 - 27 outubro '15

Recomendamos: Veja mais Artigos de Oscar 2016