Oscar 2011
Oscars: cerimónia com espírito jovem e digital
Cenário virtual, regresso das actuações musicais, novas tecnologias e um duo de jovens apresentadores são algumas das novidades na 83ª Cerimónia dos Óscares.
A festa dos Oscars já só está a dois dias de distância. Ano após ano os produtores do espectáculo trabalham arduamente para o tornar mais dinâmico. Para não variar, este ano existem mais algumas novidades.
Pela primeira vez vai ser apresentada por um homem e uma mulher em simultâneo - James Franco e Anne Hathaway - os dois mais jovens apresentadores na história dos Oscars.
A escolha de apresentadores baseou-se numa tentativa de atrair mais jovens para verem a cerimónia dos prémios, utilizando dois anfitriões que ainda estão na subida da sua carreira. Os escritores já lhes deram uma alcunha: os Francaway.
Mas uma das grandes mudanças vai ser em termos visuais. Este ano os produtores abandonaram a ideia de um cenário tradicional e decidiram fazer um upgrade aos Óscares e introduzi-los no mundo da realidade virtual.
Ao longo da cerimónia vai existir uma série de projecções que levarão o público por uma viagem pela história de Hollywood. Cada uma das projecções terá um conceito diferente: a cena de um filme, um tempo específico na história, um evento passado, um género cinematográfico... "A esperança é sairmos por breves momentos do Teatro Kodak - não literalmente, metaforicamente - e levar a audiência, no teatro e em casa, para um espaço ou tempo específicos", explicou o produtor Bruce Cohen.
All Access Pass - Todos estão convidados
Quando os produtores dos Oscars de 2011 convidaram toda a gente a estar presente na cerimónia, na passadeira vermelha e nos bastidores, não estavam a brincar.
Nos últimos anos a audiência dos Oscars tem decaído, apesar de ser o segundo programa de televisão mais visto nos Estados Unidos. Para contrariar esta tendência, outra inovação tecnológica este ano coloca o espectador no poder, podendo escolher o quê e quem quer ver.
Na página da internet dos Oscars é possível comprar um passe de acesso total por 4,99 dólares, que permite assistir online a tudo o que se passa. Serão 24 câmaras de 360 graus posicionadas na passadeira vermelha, salão principal, bastidores, sala de conferência e no jantar no Governors Ball após a cerimónia. Esta nova tecnologia irá possibilitar aos utilizadores da internet clicar e rodar as câmaras consoante o que desejarem ver.
Também é possível fazer o download de uma aplicação para o iPad, iPhone e iPod Touch (www.itunes.com/appstore) por 1,99 dólares que permite viajar por essas 24 câmaras posicionadas nos locais mais estratégicos na noite dos Oscars.
Além disso, também é proporcionada aos fãs a oportunidade de sugerirem perguntas para os nomeados na passadeira vermelha. A Academia convida a colocar perguntas via Twitter (@theacademy) e via Facebook (/theacademy) para uma possível inclusão na transmissão pré-Oscars.
Mais um acréscimo tecnológico no mínimo interessante será a presença das "Mominees" - as mães dos nomeados. Com o intuito de humanizar os Oscars, os produtores pediram a oito mães e uma avó de alguns nomeados para os prémios para seguirem e comentarem a cerimónia e as nomeações dos seus filhos. E farão isto através da rede social Twitter.
A mãe e a avó de James Franco são duas que farão parte deste grupo, tal como as mães de Lee Unkrich (director de "Toy Story 3") e de David O. Russel, realizador do filme "The Fighter - O Último Round".
"Algumas das mães podem não saber utilizar o Twitter ... mas nós vamos ensiná-las", garantiu o produtor Dan Jinks.
Regresso da música
Gwyneth Paltrow não pára desde que cantou na série "Glee": cantou nos Grammys e vai cantar na noite dos Oscars
Outro acréscimo este ano são as actuações musicais. Depois de no ano passado ter sido abolida a tradição das actuações das músicas nomeadas, este ano a decisão foi de restituí-la. Randy Newman cantará "We Belong Together" de "Toy Story 3"; Mandy Moore e Zachary Levi apresentarão o dueto "I See The Light" de "Entrelaçados"; Gwyneth Paltrow cantará "Coming Home" do filme "Country Strong"; e Florence (da banda Florence + The Machine) aparecerá com A.R. Rahman para cantar "If I Rise" do filme "127 Horas", uma vez que Dido, a autora da canção, não poderá estar presente na cerimónia
Além disso, o grupo coral de uma Escola Primária de Staten Island, Nova Iorque, irá participar com a clássica balada dos Oscars - "Over The Rainbow".
Mas para reduzir o tempo da cerimónia, depois de várias críticas sobre a sua longa duração, este ano não vão repetir a montagem de filmes já habitual - como a do ano passado de tributo ao género terror. Também eliminaram a mais recente tradição de utilizar cinco apresentadores para discursarem acerca cada um dos nomeados para Melhor Actor ou Actriz Principal.
Os prémios da Academia serão entregues dia 27 de Fevereiro no Kodak Theatre em Hollywood, e vão ser transmitidos ao vivo pela ABC Television Network, que renovou o contrato com a Academia até 2020.
Será transmitido ao vivo em mais de 200 países, incluindo Portugal. A Antena 3 dedicará uma emissão especial a partir da 01h00 da madrugada de segunda-feira.
-
Oscar 2011: melhor filme"A Rede Social" vs. "O Discurso do Rei": o dilema A Academia vai premiar o filme mais reconhecido pela crítica ou o mais nomeado e premiado pelas Associações Profissionais?
-
Oscar 2011: melhor realizadorDavid Fincher vs. Tom Hooper: estilos diferentes Dois realizadores procuram a ribalta com filmes que contam histórias de bastidores.
-
Oscares 2011: melhor actrizNatalie Portman vs. Annette Bening: confronto de gerações Experiência ou veterania? Duas actrizes de gerações distintas à procura do grande reconhecimento.
-
Oscar 2011: melhor actorJeff Bridges vs. Colin Firth: o reencontro Os dois actores reeditam um duelo onde Colin Firth leva vantagem.
-
Oscar 2011: actores secundáriosGrandes protagonistas na sombra Christian Bale e Hailee Steinfeld estreiam-se nos oscars e têm possibilidades de ganhar à primeira.