Outono com muito cinema português nas salas

Cinema Português  

Outono com muito cinema português nas salas

Entre setembro e outubro dez longas-metragens com produção nacional têm estreia agendada nos cinemas.

O cinema português vai ter uma forte presença nas salas em setembro e outubro com dez longas-metragens no calendário de estreias destes dois meses. O ciclo começou na semana passada com "Restos do Vento", de Marco Martins, será reforçado esta semana com três lançamentos e continuará até 27 de outubro, altura em que chega "Mato Seco em Chamas", de Joana Pimenta e Adirley Queirós, co-produção luso-brasileira com a Terratreme Filmes.

Convidamo-lo a conhecer em maior detalhe os títulos previstos.

Restos do Vento (estreia a 22 de setembro)


Realização: Marco Martins
Elenco: Albano Jerónimo, Nuno Lopes, Isabel Abreu
Género: Drama, Ficção
Distribuidor: Leopardo Filmes


Uma tradição pagã numa vila do interior de Portugal deixa traços dolorosos num grupo de jovens adolescentes. 25 anos depois, ao reencontrarem-se, o passado ressurge e a tragédia instala-se.


 
1618 (estreia a 29 de setembro 2022)

Realização: Luís Ismael
Elenco: Pedro Laginha, Francisco Beatriz, Catarina Lacerda, Heitor Lourenço
Género: Drama, Histórico, Ficção
Distribuidor: Cinemundo


Cidade do Porto, 1618. A Inquisição intensifica a perseguição a judeus nas cidades portuguesas e espanholas. Muitos cristãos-novos são suspeitos de terem praticado heresias judaicas e vivem com medo, enquanto outros planeiam fugir para Antuérpia e Amesterdão. Vindo de Coimbra, Sebastião Matos de Noronha, visitador da Inquisição, dirige-se para o Porto, numa carruagem escoltada pela sua guarda. A tensão nas ruas do Porto é esmagadora e reina um clima de incerteza e medo.António Álvares, mercador e filantropo respeitado pelos habitantes do Porto, é o primeiro alvo da visitação. A fuga para a Flandres parece ser o seu único caminho, mas a sua consciência impede-o de deixar para trás uma comunidade que tanto estima e que pelo seu bem-estar se responsabiliza. Contudo, com a família e a sua comunidade em perigo, António Álvares decide delinear um plano de fuga.


Fogo-Fátuo

Realização: João Pedro Rodrigues
Elenco: Mauro Costa, André Cabral, Joel Branco, Oceano Cruz, Margarida Vila-Nova, Miguel Loureiro, Dinis Vila-Nova, Luísa Castelo Branco, Teresa Madruga
Género: Comédia, Musical
Distribuidor: Terratreme Filmes


2069, ano talvez erótico - logo veremos - mas fatídico para um rei sem coroa. No seu leito de morte, uma canção antiga fá-lo rememorar árvores; um pinhal ardido e o tempo em que o desejo de ser bombeiro para libertar Portugal do flagelo dos incêndios, foi também o despontar de outro desejo. Então príncipe, Alfredo encontra Afonso. Com diferentes origens e diferentes cores de pele, encontram-se, socorrem-se e o léxico do abuso fica farrusco de desejo. Mas a exposição pública e as suas expectativas interpõem-se e Alfredo abraça um outro estado de prontidão para uma realidade improvável.



Nunca Nada Aconteceu (estreia a 29 de setembro 2022)

Realização: Gonçalo Galvão Teles
Elenco: Filipe Duarte, Alba Batista, Ana Moreira, Rui Morisson, Miguel Amorim
Género: Drama
Distribuidor: Outsider Films

Pedro, Maria e Paulo, três jovens inseparáveis, enfrentam os dramas e desilusões próprios da idade, em que os seus encontros são os únicos momentos de felicidade e liberdade, onde experimentam e arriscam o que ninguém pode saber. Em casa, Pedro encontra um pai desempregado e apático, uma mãe ausente e dissimulada. No dia em que o avô se muda para a casa da família em Lisboa vindo de uma aldeia isolada no Norte, o neto confronta-se com um dilema: dar uma oportunidade a quem o quer realmente conhecer ou manter o pacto de libertação que o une aos amigos.



A Fada do Lar (estreia a 5 de outubro 2022)

Realização: João Maia
Elenco: Joana Metrass, Tomás Alves, Cleia Almeida, Márcia Breia, Carmen Santos, Margarida Carpinteiro, Sérgio Godinho, Manuel Cavaco, Alfredo de Brito
Género: Comédia
Distribuidor: NOS Audiovisuais

Vera, mãe solteira com dois filhos pequenos, é obrigada a ter dois trabalhos para sobreviver depois do pai dos seus filhos ter desaparecido em parte incerta. De dia é caixa num supermercado e à noite trabalha numa boîte de striptease, procurando assim não só criar os filhos como pagar as dívidas que o seu ex-companheiro lhe deixou. Assediada em ambos os trabalhos, um dia reage violentamente quando um cliente da boîte é mais atrevido, sendo condenada em tribunal a cumprir serviço comunitário num lar de idosos, onde a sua irreverência e juventude irá chocar com a autoritarismo e desumanidade da diretora. Para os idosos que vivem no lar, Vera é uma lufada de ar fresco que pouco e pouco irá mudar as suas vidas, transformando-se na verdadeira fada do lar...



No País de Alice (estreia a 13 de outubro 2022)

Realização: Rui Simões
Género: Documentário
Distribuidor: Real Ficção

O realizador Rui Simões e a sua filha Alice encetam uma viagem pelo país, dando início a uma partilha intergeracional, através do encontro com pessoas e lugares. Com Portugal presente como pano de fundo, esta viagem é interrompida subitamente.



Objetos de Luz (estreia a 20 de outubro 2022)

Realização: Marie Carré, Acácio de Almeida
Género: Documentário
Distribuidor: Nitrato Filmes


A evocação da luz no cinema leva a Personagem do Homem da Luz a reflectir sobre ela, sua essência e as suas múltiplas manifestações numa revisitação a espaços geográficos e de memórias.



Submissão (estreia a 20 de outubro 2022)

Realização: Leonardo António
Elenco: Iolanda Laranjeiro, João Catarré, Marcantónio Del Carlo, Maria João Abreu, José Raposo
Género: Drama
Distribuidor: NOS Audiovisuais


Lúcia é violada pelo marido e apresenta queixa. Luta contra o sistema para levar o marido, filho de um vice-procurador, a tribunal. O caso é julgado à porta fechada e a vítima tenta encontrar justiça num mundo predominantemente masculino.



Cesária Évora (estreia a 27 de outubro 2022)

Realização: Ana Sofia Fonseca
Género: Documentário
Distribuidor: Alambique


Um documentário intimista sobre Cesária Évora, com imagens de arquivo, algumas inéditas e outras raras, e testemunhos únicos. O filme acompanha as lutas e o sucesso da Diva dos Pés Descalços, da privacidade de casa para os camarins do mundo. A voz levou-a de Cabo Verde para o estrelato internacional, mas o seu único sonho era ter uma casa. A liberdade era o chão que pisava.



Mato Seco em Chamas (estreia a 28 de outubro 2022)

Realização: Joana Pimenta, Adirley Queirós
Elenco: Joana Darc Furtado, Léa Alves da Silva, Andreia Vieira, Débora Alencar, Gleide Firmino, Mara Alves
Género: Drama, Documentário
Distribuidor: Terratreme Filmes

Em Ceilândia, na periferia de Brasília, Léa, Chitara e Andreia têm um negócio muito particular: sacando petróleo a oleodutos da cidade, transformam-no depois em gasolina que vendem aos “motoboys” da área. Entre esta estrutura montada e o negócio da política, assim se conta a história das Gasolineiras de Kebradas.




por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Português