Pai procura identidade do filho
Plano da cidade de Chonquing onde vivem 12 milhões de chineses

Cinema AsiáticoCannes 2010Mais Cinema  

Pai procura identidade do filho

Novo filme de Wang Xiaushuai encena drama familiar na convulsão da China

A competição oficial pela Palma de Ouro vai ser decerto bastante renhida, num ano particularmente atípico, em que autores consagrados se misturam com outros quase desconhecidos do grande público.

Wang Xiaushuai, de quem vimos em Portugal o consagrado "Bicicletas de Pequim", trouxe a Cannes o último filme, "Chonquing Blues". O enredo gira em torno de um pai, capitão de navio que regressa à sua cidade, após receber a notícia da trágica morte do filho, abatido por um policia num centro comercial.

O jovem com 25 anos de idade é uma espécie de miragem para o pai que não o via desde os 10 anos. A intenção do pai é compreender os motivos que conduziram à tragédia, mas as clivagens geracionais que o tempo criou dificultam-lhe a investigação.

"Chonquin Blues" deambula pela impossibilidade  de se recuperar um tempo familiar perdido devido às circunstâncias da vida; e procura construir uma ideia de ligação sentimental, por via de uma miríade de imagens pixilizadas a partir de uma câmara de vigilância.

Espaço e tempo num movimento descontinuo, mesmo assim conseguem permitir que a personagem central do pai possa compreender a verdade do que realmente aconteceu ao seu filho e dessa forma seguir em frente...

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema AsiáticoCannes 2010Mais Cinema