Para redescobrir Greenaway
John Gielgud, em "Os Livros de Próspero": filmar é escrever no ecrã

DVD  

Para redescobrir Greenaway

Cineasta de todas as experimentações, especialmente fascinado pelas técnicas videográficas, Peter Greenaway está de volta ao mercado português: cinco títulos da sua filmografia foram editados em DVD.

Por certo um dos mais talentosos (e também mais obsessivos) experimentadores do cinema europeu, Peter Greenaway está de volta, em força, ao mercado do DVD.

A edição de cinco dos seus filmes produzidos nas décadas de 80/90 permite compreender, não apenas a importância da sua relação com as artes clássicas (literatura, pintura e música), mas também com as muitas transformações técnicas do cinema (a começar pela integração dos recursos videográficos).

* "Maridos à Água - Drowning by Numbers" (1988): as histórias trágico-cómicas de três mulheres que afogam os maridos, encenadas como um jogo de variações aritméticas, explorando estruturas repetitivas de envolvente musicalidade.

* "Os Livros de Próspero - Prospero's Books" (1991): revisitação delirante da "Tempestade", de Shakespeare, transformando o ecrã numa tela onde se podem inscrever todas as formas de escrita; um dos derradeiros grandes papéis de John Gielgud.

* "O Bebé de Mâcon - The Baby of Mâcon" (1993): variação insólita sobre o tema da maternidade virginal, tendo por cenário uma cidade medieval ameaçada pela fome; por certo um dos mais ambiciosos exercícios simbólicos do autor.

* "O Livro de Cabeceira - The Pillow Book" (1996): a partir do livro (japonês, de Shei Shonangon, séc. XI) referido no título, uma viagem pelas ambiguidades de qualquer tradução, encenada como uma fábula sobre os prazeres e mistérios da comunicação entre diferentes culturas.

* "8 Mulheres e 1/2 - 8 1/2 Women" (1999): uma comédia de costumes sobre um harém montado por pai e filho: os protagonistas, e o próprio filme, assumem como inspiração óbvia e lúdica o "Oito e Meio" (1963), de Federico Fellini.

por
publicado 19:23 - 26 junho '11

Recomendamos: Veja mais Artigos de DVD