Para (re)descobrir Spike Lee
Spike Lee: um dos grandes autores
da história de Hollywood nos últimos 25 anos

Mais CinemaCinema Norte-americanoDVDDVD Memória  

Para (re)descobrir Spike Lee

Os filmes de Spike Lee, sobretudo nos últimos anos, continuam a ter fraca divulgação no mercado português: agora, chegou ao DVD o notável "O Milage de St. Anna"

No contexto do mercado cinematográfico português, Spike Lee é o protagonista (involuntário, por certo) de uma situação bizarra: sendo ele um dos nomes fundamentais da história do cinema americano dos últimos 25 anos, é também um dos mais mal conhecidos entre nós — e estamos a falar, recorde-se, do autor de títulos como "Não Dês Bronca" (1989), "Febre da Selva" (1991) e "Malcolm X" (1992).

Razões para isso? Evidências, sobretudo. Assim, alguns títulos fundamentais da sua filmografia — incluindo "Girl 6" (1996), "Get on the Bus" (1996) e "He Got Game" (1998) — nem sequer chegaram às salas escuras. E quase todos, previamente estreados ou não, têm sido objecto de ultra-discretos lançamentos em DVD.

Temos, agora, um novo episódio desta indiferença. Depois de uma passagem meteórica pelas salas, "O Milagre de St. Anna" [ver a secção 'DVD Memória'] já está disponível em DVD. Dito de outro modo: uma espantosa evocação da Segunda Guerra Mundial, das mais complexas e subtis que Hollywood produziu na última década, corre o risco de não deixar marcas — e nem sequer chegar ao conhecimento dos seus espectadores.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Mais CinemaCinema Norte-americanoDVDDVD Memória