Para redescobrir um clássico de Eisenstein

DVDDVD Memória  

Para redescobrir um clássico de Eisenstein

É um dos clássicos absolutos do cinema soviético: "Outubro" (1927), de Sergei Eisenstein, acaba de ser lançado em DVD, no mercado português.

Bem sabemos que o tradicional mercado cinematográfico, pese embora a diversidade dos seus nichos, passou a assumir uma generalizada indiferença pelo património clássico do cinema. Daí que seja importante sublinhar as alternativas que, apesar de tudo, vão surgindo nos circuitos do DVD. Temos, agora, uma rara e preciosa edição de um clássico absoluto de Sergei Eisenstein: "Outubro" (1927).

Encomendado pelas autoridades soviéticas para comemorar o décimo aniversário da Revolução de Outubro, o filme evoca os acontecimentos, em Petrogardo (actual São Petersburgo) , que levaram ao fim do czarismo, conduzindo ao poder Lenine e o Partido Comunista.

Muito para além de qualquer simplismo ideológico — foi, aliás, o primeiro filme de Eisenstein a ser duramente criticado pelas autoridades soviéticas —, "Outubro" representa o extraordinário desenvolvimento das técnicas narrativas (em particular a chamada "montagem intelectual") já ensaiadas pelo realizador, nomeadamente em "O Couraçado Potemkine" (1925).

Mais de oitenta anos passados, podemos perceber que o trabalho de Eisenstein abriu muitos e decisivos caminhos para a expressão cinematográfica, desde a construção interna de uma cena até ao impacto específico da ligação de duas imagens — em boa verdade, ele nunca deixou de ser um autor genuinamente moderno.

por
publicado 11:32 - 07 fevereiro '11

Recomendamos: Veja mais Artigos de DVDDVD Memória