Paulo Branco preside ao júri de Locarno
Piazza Grande de Locarno: cinema ao ar livre, a imagem de marca do festival suiço

Festival  

Paulo Branco preside ao júri de Locarno

O produtor português vai encabeçar o júri do prestigiado festival suiço.


O Festival de Locarno anunciou os nomes dos jurados da 64ª edição. O produtor Paulo Branco assumirá a presidência do júri principal, da competição internacional, que atribuirá o Leopardo de Ouro.

Paulo Branco participará de um júri do qual fazem parte o actor francês Louis Garrel, a actriz alemã Sandra Huller, a realizadora suiça Bettina Oberli e a actriz italiana Jasmine Trinca.

Ao longo dos anos a presença do produtor Paulo Branco num dos mais antigos e respeitados festivais de cinema da Europa destacou-se com obras de Manoel de Oliveira ("O Dia Do Desespero"), Mathieu Amalric ("O Estádio de Wimbledon"), Laurence Ferreira Barbosa ("As Pessoas Normais Não Têm Nada de Especial" - Prémio Melhor Actriz e Prémio Ecuménico), Mário Barroso ("Um Amor de Perdição"), Philippe Garrel ("La Coeur Fantôme"), entre outras.

Paulo Branco já fez parte do júri de festivais internacionais como Berlim (1999), Veneza (2005) e Roterdão (2006), foi recentemente Presidente do Festival de Cinema de Lecce, em Itália, onde foi homenageado com uma retrospectiva incluída na secção Protagonistas do Cinema Europeu.

O festival de Locarno decorrerá entre 3 e 13 de Agosto.

por
publicado 19:24 - 20 junho '11

Recomendamos: Veja mais Artigos de Festival