Pedro Costa convidado a integrar a Academia de Hollywood
"Cavalo Dinheiro" — a mais recente longa-metragem de Pedro Costa

Hollywood  

Pedro Costa convidado a integrar a Academia de Hollywood

A Academia de Hollywood apresentou a sua tradicional lista anual de convites a novos membros: o cineasta português Pedro Costa é uma das personalidades convidadas.

Crítica recomendada:
Pedro Costa convidado a integrar a Academia de Hollywood
Estreia
O cinema intimista e cósmico de Pedro Costa Grande acontecimento deste final de 2014: "Cavalo Dinheiro", de Pedro Costa, reafirma a espantosa energia de um cinema que discute todas as ...

Pedro Costa foi convidado a integrar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. O nome do cineasta português, autor de títulos como "No Quarto da Vanda" (2000), "Juventude em Marcha" (2006) e "Cavalo Dinheiro" (2014) surge numa lista de 774 profissionais, de 57 países, de diversas áreas do cinema (produtores, actores, directores de fotografia, etc.) que receberam convites para pertencer à entidade que atribuiu os Oscars.

Nunca a Academia tinha convidado tantas personalidades na sua habitual lista anual de convites a novos membros. O número recorde (o ano passado tinham sido 683) reflecte uma das linhas de força da administração presidida, desde 2013, por Cheryl Boone Isaacs. A saber: a crescente diversificação interna da estrutura da Academia, integrando mais membros femininos, das minorias da sociedade americana e também das cinematografias de todo o mundo.

Este é um processo que não envolve candidaturas externas, sendo gerado pelos 17 sectores profissionais da Academia, cada um deles propondo as figuras a que reconhece obra e mérito. Os nomes apresentados por esses sectores são, depois, avaliados e aprovados pelo corpo administrativo (Board of Governors).

Foram convidados 64 realizadores de todo o mundo. Eis alguns dos que constam da lista da Academia, a par de Pedro Costa: Tom Ford ("Animais Noturnos"), Barry Jenkins ("Moonlight"), David Mackenzie ("Hell or High Water"), Kleber Mendonça Filho ("Aquarius"), Brillante Mendoza ("Mãe Rosa", esta semana lançado em Portugal), Jordan Peele ("Foge") e Cate Shortland ("Lore").

por
publicado 00:53 - 30 junho '17

Recomendamos: Veja mais Artigos de Mais Cinema