Pedro Costa ganha prémio de Melhor Realizador no Festival de Locarno

Cinema Português  

Pedro Costa ganha prémio de Melhor Realizador no Festival de Locarno

O prémio do certame suiço foi atribuído pela realização da longa-metragem "Cavalo Dinheiro".

O realizador português Pedro Costa recebeu hoje o prémio de Melhor Realizador na edição 2014 do Festival de Locarno, na Suíça, pelo seu filme "Cavalo Dinheiro".

Além de melhor realização, Pedro Costa foi também distinguido em Locarno com uma menção especial do Prémio FICC/IFFS (Federação Internacional de Cineclubes).

A mais recente longa-metragem do realizador português, foi exibida pela primeira fez em público nesta 67.ª edição do certame e assinala o regresso de Costa à personagem Ventura e ao universo do bairro das Fontainhas, depois de "Ossos", "No Quarto de Vanda" e "Juventude em Marcha".

O Leopardo de Ouro, prémio mais importante do festival de cinema suíço, foi atribuído a "Mula Sa Kung Ano Ang Noon" (From What Is Before), do filipino Lav Diaz.

Para os EUA foi o Prémio Especial do Juri com "Listen Up Philip", de Alex Ross Perry, enquanto "Ventos de Agosto", do brasileiro Gabriel Mascaro, recebeu uma menção especial.

O prémio para a Melhor Primeira Obra, foi para uma coprodução portuguesa, "Songs from the North", da realizadora coreana Soon-Mi Yoo.
 
Na representação, o Leopardo para a Melhor Atriz foi atribuído a Ariane Labed, no filme francês "Fidelio, L"Odyssée d"Alice", de Lucie Borleteau enquanto o prémio da melhor interpretação masculina foi para Artem Bystrov, no filme "Durak" (The Fool), do russo Yury Bykov.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Português