Pequeno golpe entre amigos
Um quarteto de pequenos deliquentes no novo filme de Ken Loach.

Cannes 2012  

Pequeno golpe entre amigos

Uma situação séria é tratada de forma cómica num filme sobre uma golpada.

Trailer/Cartaz/Sinopse:
 Pequeno golpe entre amigos
The Angel`s Share Robbie (Paul Brannigan) escapa, por pouco, da prisão. Entretanto a sua namorada acaba de dar à luz o primeiro filho. Robbie promete que o futuro do seu primogénito será diferente de tudo o que ele viveu...
Média Cinemax:
3.167

Ken Loach amenizou a competição de Cannes abordando a crise económica e o desemprego de forma humorada, numa comédia feliz, protagonizada por um quarteto de jovens deliquentes escoceces.

O veterano realizador e autor maior do realismo inglês, ressurge aos 75 anos pela 11ª vez na competição principal de Cannes, onde ganhou uma Palma de Ouro ("Brisa de Mudança") e recebeu um prémio pelo conjunto da sua obra, com uma produção maioritariamente francesa.

O filme obteve uma receção calorosa graças ao modo humano como aborda a história de Robbie, um jovem de Glasgow, desempregado de longa duração que está envolvido num circulo destrutivo de violência e criminalidade. A personagem é interpretada por Paul Brannigan, um jovem sem experiência de cinema, que estava desempregado em Glasgow quando foi contratado para filmar.

Robbie é condenado a cumprir serviço comunitário e conhce outros jovens na mesma situação. O quarteto toma conhecimento da descoberta de um barril de uísque extremamente antigo e organiza um assalto a uma destilaria para roubar quatro garrafas que podem ser negociadas por mil euros (o título apropria-se de uma expressão escoceça que se refere ao uísque que se evapora quando se abre um barril).

Ken Loach realiza assim um filme golpada sobre um assalto amador, promovendo a amizade e assumindo este pequeno roubo como um caminho possível numa situação limite. É curioso porque Robbie negoceia com o comprador das garrafas de uísque um posto de trabalho para si.

A comédia é um género que assenta muito bem a Ken Loach e no qual o realizador revela sentimentos mais honestos e humanos para com as suas personagens.

por
publicado 01:39 - 23 maio '12

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cannes 2012