Pete Postlethwaite (1946 - 2011):o rosto marcante de um secundário
O desempenho de Pete Pete Postlethwaite no drama "Em Nome do Pai"
valheu-lhe uma nomeação para o oscar de melhor actor secundário

ObituárioMais Cinema  

Pete Postlethwaite (1946 - 2011):
o rosto marcante de um secundário

Um actor britânico associado a personagens firmes e súbtis

O actor britânico Pete Postlethwaite tinha um rosto impressivo: as maçãs salientes e os olhos claros deram vida a personagens secas, intensas e subtis. Quase sempre como secundário, participou em "Os Suspeitos dos Costume" (1995), "Romeu & Julieta", de Baz Luhrmann, "Parque Jurássico - O Mundo Perdido" (1997) e "Amistad" (1997).

Mais recentemente marcou presença nos elencos de "A Origem", de Christopher Nolan, "A Cidade" de Ben Affleck, e "Confronto de Titãs", de Louis Leterrier, todos exibidos em 2010.

Pete Postlethwaite nasceu em 1946 na cidade britânica de Cheshire, foi professor de dramaturgia e consolidou uma carreira no teatro, tendo integrado a prestigiada Royal Shakespeare Company.

Em meados dos anos 80 entrou para a televisão e o cinema. Em 1993, foi nomeado para o oscar de melhor actor secundário num dos seus primeiros papéis em cinema e pelo qual será recordado - tratou-se da figura paterna da personagem de Daniel Day-Lewis no drama "Em Nome do Pai", sobre o Exército Revolucionário Irlandês, IRA.

O actor morreu, com 64 anos, no hospital de Shropshire, a região onde vivia.

por
publicado 12:51 - 05 janeiro '11

Recomendamos: Veja mais Artigos de ObituárioMais Cinema