Veneza dia 4
Philomena, o grande hit de Veneza
Stephen Frears regressa com um drama humano baseado numa história veridica. Judi Dench volta a ser um nome a considerar na temporada de prémios.
Ao quarto dia da competição surgiu o filme popular que arrebata a plateia. "Philomena" de Stephen Frears tem os ingredientes certos para se tornar num dos filmes artísticos mais populares desta temporada outono/inverno, obtendo algum reconhecimento nas cerimónias de prémios do próximo ano.
Judi Dench surge no papel de uma idosa irlandesa interessada em localizar o filho que foi forçada a entregar para adoção há cinco décadas. Steve Coogan é um jornalista respeitado mas amargo e desapontado, que decide apoiar o esforço de Philomena para localizar o filho, esperando escrever uma reportagem que o reabilite e reconcilie com a profissão.
A história tem elementos surpreendentes e é baseada num caso verídico, descrito no livro "The Lost Child of Philomena Lee: A Mother, Her Son and A Fifty-Year Search", e que ilustra o drama de muitas mulheres irlandesas que foram forçadas pela igreja católica a doar os filhos para adoção e que hoje tentam reencontrá-los.
Trata-se de um caso dos muitos dramas das mães envergonhadas da Irlanda. Frears filma-o numa produção para a BBC, assumindo uma atitude muito contemporânea, que permite confrontar valores passados e atuais, gerando momentos divertidos, e valorizando imenso duas personagens profundamente antagónicas que ganham uma cumplicidade imensa.
A distribuição internacional do filme foi assegurada pela The Weinstein Company, e a estreia no festival de Veneza pretende repetir o lançamento bem sucedido de "A Rainha", outro filme de Stephen Frears, que foi consagrado no festival com a Taça Volpi de melhor atriz para Helen Mirren.
A história pode repetir-se com Judi Dench nesta tocante interpretação de Philomena, uma mulher simples mas muito genuína - a atriz ganha espaço e palco na temporada de prémios que esta a começar agora e o novo filme de Frears vai sair daqui com o estatuto de verdadeiro hit do festival.
por Tiago Alves
publicado 18:08 - 31 agosto '13