Portugal e Brasil falham Oscar de filme estrangeiro
O filme sobre José Saramago e Pilar del Rio não chega aos Oscars 2012.

Oscars 2012  

Portugal e Brasil falham Oscar de filme estrangeiro

Filmes "José e Pilar" e "Tropa de Elite 2" não constam da lista final.

Artigo recomendado:
Portugal e Brasil falham Oscar de filme estrangeiro
Cinema Português
O fado português que se ouve em Hollywood: entre Camilo e Saramago O cinema português está a ter este ano o maior reconhecimento de sempre na temporada norte-americana de prémios através de "Mistérios de ...

O documentário "José e Pilar" de Miguel Gonçalves Mendes, e a ficção "Tropa de Elite 2", de José Padilha, não surgem na lista de nove filmes que a Academia está a considerar para o Oscar de melhor filme estrangeiro. Desta forma, os dois filmes de língua portuguesas indicados por Portugal e Brasil junta da Academia de Hollywood falharam as possibilidades de nomeação.

A lista final, apurada a partir das 63 longas-metragens apresentadas pelos respetivos países, inclui dois filmes já exibidos em Portugal: o iraniano "Uma Separação", de Asghar Farhadi (premiado com o Globo de Ouro para o melhor filme em língua estrangeira) e "PIna", o documentário que presta tributo em 3D à carreira da coreógrafa Pina Bausch, realizado pelo aemão Wim Wenders.

Os outros concorrentes são: "Bullhead", da Bélgica; "Monsier Lazhar", do Canadá; "Superclasico", da Dinamarca; "Footnote", de Israel; "Omar Killed Me", de Marrocos; "In Darkness", da Polónia; e "Warriors of the Rainbow: Seediq Bale", de Taiwan.

Portugal nunca colocou um filme entre os finalistas. Já o Brasil concorreu ao Oscar de filme estrangeiro quatro vezes: "O Pagador de Promessas" (1963), "O Quatrilho" (1996); "O Que É isso, Companheiro?" (1998) e "Central do Brasil" (1999).

Os 63 filmes inscritos para o prémio de melhor filme estrangeiro foram exibidos entre outubro e janeiro para os membros da Academia, que elegeram os semifinalistas. As nove produções apuradas esta semana serão novamente projetadas entre sexta-feira e domingo e submetidas mais uma vez ao voto dos associados que escolherão os cinco finalistas.

A cerimónia de atribuição dos Oscars 2012 será realizada no dia 26 de fevereiro, no Kodak Theatre, em Los Angeles


por
publicado 16:40 - 19 janeiro '12

Recomendamos: Veja mais Artigos de Oscars 2012