Prémios Sophia no Outono

Cinema Português  

Prémios Sophia no Outono

Academia portuguesa de cinema promove primeira cerimónia a 30 de setembro.

Artigo recomendado:
Prémios Sophia no Outono
Cinema Português
Nasceu a academia portuguesa de cinema A direcção provisória tem 10 membros fundadores; o próximo passo é escolher a designação do prémio.

A cerimónia da primeira edição dos prémios Sophia, da Academia Portuguesa de Cinema, decorrerá a 30 de setembro, disse hoje à agência Lusa o presidente, Paulo Trancoso.

"O primeiro ano é sempre complicado para colocar tudo em andamento", referiu o responsável, justificando o facto de a cerimónia ter passado inicialmente da primavera para o outono.

A cerimónia será transmitida pela RTP, que lançará o sistema geral de votação, e os nomeados serão conhecidos no verão, tendo em conta a produção portuguesa de 2011, disse.

Os Sophia, nome escolhido em homenagem à poeta Sophia de Mello Breyner Andresen, serão os prémios portugueses de cinema à semelhança dos que existem nos Estados Unidos (Óscares), em França (Césares), em Espanha (Goya) ou no Reino Unido (Bafta).

Os prémios serão anuais e pretendem distinguir o cinema português em vinte categorias, como melhor filme, realizador, ator e atriz, banda sonora, fotografia, argumento original e adaptado, curta-metragem, documentário e filme estrangeiro.

A Academia Portuguesa de Cinema, também conhecida por Associação Portuguesa das Artes e Ciências Cinematográficas, foi juridicamente fundada em julho de 2011.

O produtor Paulo Trancoso foi eleito o primeiro presidente da direção da Academia Portuguesa de Cinema.

A atriz e deputada Inês de Medeiros e o realizador e produtor Fernando Vendrell foram eleitos, respetivamente, presidentes da Assembleia Geral e do Conselho Fiscal.

Como vice-presidentes foram eleitos a atriz Anabela Teixeira (direção), a diretora de casting Patrícia Vasconcelos (assembleia geral) e a atriz Dalila Carmo (conselho fiscal).

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Português