Quanto vale uma nomeação para o Oscar?

Box OfficeOscar 2009  

Quanto vale uma nomeação para o Oscar?

É uma daquelas perguntas que surge com frequência em conversas informais. Quanto vale uma nomeação para o Oscar na categoria de melhor filme? Confesso sempre a minha ignorância e na realidade ninguém podia afirmar que sabia a resposta. Até agora.


O blogue da Slate Magazine sobre assuntos financeiros tomou em mãos a tarefa de responder à pergunta que atormenta muita gente que se interessa por cinema: quanto vale a nomeação para o Oscar na categoria de melhor filme?

Chadwick Matlin e Chris Wilson, autores do blogue The Big Money, não estão com meias medidas e dizem que vale 6.663.508 dólares (mais ou menos 5,2 milhões de Euros).

Para chegarem a este valor, reuniram dados dos filmes envolvidos na corrida aos Oscars nos últimos quatro anos e analisaram um número alargado de factores. Os mais importantes foram: o valor das receitas de bilheteira antes do anúncio das nomeações e o valor conseguido no mês de intervalo até à cerimónia de entrega dos prémios. E ainda o número de cinemas em que os filmes estavam em exibição antes e depois das nomeações.

Não é para levar demasiado a sério, as condições variam a cada ano e não são facilmente comparáveis. De qualquer modo, é um esforço curioso.

por
publicado 10:57 - 04 fevereiro '09

Recomendamos: Veja mais Artigos de Box OfficeOscar 2009