Quatro anos com José e PilarFoi difícil? Sim, mas é verdadeiro...
José Saramago com Pilar del Rio em Lazarote, Espanha:
a intimidade do casal documentada em filme

DocumentárioCinema PortuguêsMais CinemaMais CinemaMais Cinema  

Quatro anos com José e Pilar
"Foi difícil? Sim, mas é verdadeiro..."

Entrevista com Miguel Gonçalves Mendes, realizador do documentário "José e Pilar"

"José e Pilar" é um retrato cúmplice e intimista da vida do escritor José Saramago, focando o processo de escrita do livro "A Viagem do Elefante".

Segundo o realizador Miguel Goncalves Mendes este filme é sobre duas pessoas brilhantes que tem um visão muito particular do mundo e apesar das reflexões sobre a morte e a velhice é um documentário optimista porque Saramago acreditava na vida.

Miguel Gonçalves Mendes entra no universo do Saramago, do escritor, do prémio nobel, mas acima de tudo do homem. 


Este documentário resulta da co-produção da El Deseo, associada ao realizador Pedro Almodóvar, da O2, produtora do realizador Fernando Meirelles e da Jump Cut, do cineasta Miguel Goncalves Mendes.

"José e Pilar" é narrado através do escritor e da jornalista Pilar de Rio, pautado por musica de vários compositores que participam na banda sonora do filme.

David Santos, do projecto Noiserv, compôs mais de uma dezena de temas para o filme, incluindo, pela primeira vez, uma composição em língua portuguesa, intitulada "Palco do Tempo", em homenagem a José Saramago.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de DocumentárioCinema PortuguêsMais CinemaMais CinemaMais Cinema