Que bem que se está no campo!
Gemma Arterton, a fogosa Tamara Drewe
uma desempenho fétichista numa comédia com apelo sexual

ComédiaCinema Europeu  

Que bem que se está no campo!

Stephen Frears ressurge com uma comédia sexy que se confunde com os filmes mais divertidos de Woody Allen

O britânico Stephen Frears muda radicalmente de tema, época e género após "A Rainha", um drama biográfico sobre Tony Blair e Elizabeth II, e o fresco de época sobre a cortesã "Chéri" desempenhada por Michelle Pfeifer.

Frears surge agora adaptando a banda desenhada "Tamara Drewe" publicada no jornal The Guardian. Tamara (Gemma Arterton) é uma jornalista musical que após alguns anos a residir em Londres regressa à localidade rural onde cresceu para vender a casa de família. É uma mulher fogosa e parte das suas peripécias acontecem devido às relações que mantém com outros homens: a estrela pop (Dominic Cooper) com que namora, um antigo namorado dos tempos de adolescência, e um vizinho de meia-idade, um escritor arrogante (Roger Allam), que engana a sua mulher com quem gere um retiro para escritores em crise criativa ou a recuperar do esgotamento da vida urbana.

"Tamara Drew" é uma comédia sobre o campo e a cidade, a crise da meia-idade, a luxúria e a vingança, e onde a paisagem rural inglesa surge retocada em tons muito florais e agradáveis.

É muito fashion, tem imenso sex-appeal, e um humor assertivo que o faz parecer um filme de Woody Allen num contexto naturalista. A confusão entre autores só não é total porque Stephen Frears evita assumir as consequências do lado mais sombrio das suas personagens, fazendo um esforço para manter sempre um tom demasiado ligeiro.

Ainda assim é uma das melhores comédias recentes do cinema inglês, com um elenco que sobressai apesar da presença fetichista de Gemma Artenton.

 


Poster de «Tamara Drewe»

TAMARA DREWE

Quando Tamara Drewe decidiu abandonar a cidade por uns tempos e regressar à pequena vila que a viu crescer, não imaginava o caos que por lá iria provocar. Depois de alguns anos ausente, a jovem, que sempre fora uma espécie de patinho feio, volta absolutamente deslumbrante, descontraída e de bem com a vida.

De Stephen Frears com Gemma Arterton, Roger Allam, Bill Camp; Comédia, Drama; 111m; M/12; GB; 2010

por
publicado 15:52 - 30 setembro '10

Recomendamos: Veja mais Artigos de ComédiaCinema Europeu