Quinta-feira europeia no Fantasporto
"Micmacs à Tire-larigot" o novo filme de Jean Pierre “Delicatessen” Jeunet

Festival  

Quinta-feira europeia no Fantasporto

Franceses e espanhóis dominam cartaz do sétimo dia do festival internacional de cinema do Porto

Trailer/Cartaz/Sinopse:
 Quinta-feira europeia no Fantasporto
MicMacs Um homem e alguns amigos engendram um plano complexo e original para destruir dois grandes fabricantes de armas.

Depois de "Delicatessen" e "O Fabuloso Destino de Amélie" o realizador francês Jean Pierre Jeunet regressa com "Micmacs", uma sátira à indústria do armamento.

O filme de Jeunet juntamente com “Caminho”, drama realizado pelo espanhol Javier Fesser, vão chegar brevemente ao circuito comercial. A ante estreia nacional acontece esta noite no Fantasporto.

No dia em que chega ao fim a competição, o cinema europeu toma conta, literalmente, do festival.

A programação para hoje é preenchida na íntegra por obras produzidas no velho continente com o cinema português em destaque através da homenagem ao produtor Paulo Trancoso.


Destaques quinta-feira, 3 de Março
GRANDE AUDITÓRIO

21h15 - Micmacs (à tire -larigot), Jean-Pierre Jeunet,
França, 105 min.

O que Nick Park cria no desenho animado “Wallace and Gromit”, Jean-Pierre Jeunet reinventa em imagem real. O realizador do multipremiado "Delicatessen" e "O Fabuloso Destino de Amélie", regressa com mais uma história sobre inadaptados sociais.


23h15 – Camino, Javier Fesser,
Espanha, 138 min.

Multipremiado filme espanhol, ganhou seis Goyas (os prémios do cinema espanhol), incluindo melhor filme, realizador e, ator e atriz principais.

Esta é a aventura emocional de uma menina de onze anos que se depara com duas situações completamente novas: amor e morte. A história de uma menina espanhola que aguarda a beatificação depois da sua morte nos anos 80.

PEQUENO AUDITÓRIO


21h15 – Páre, Escute e Olhe, Jorge Pelicano,
Portugal, 100 min.

A placa que sinalizava as passagens de nível sem guarda serve de metáfora para este brilhante documentário de Jorge Pelicano sobre o fim anunciado da linha do Tua. Uma das mais belas linhas férreas do Mundo, percorrendo a parte mais agreste da região do Douro Património Mundial e os interesses obscuros que visam submergir a linha em nome do progresso.


23h00 – A Casa dos Espíritos, Billie August
, Port/Ale/Din/EUA, 140 min.

Super-produção com um elenco de luxo, esta adaptação do romance homónimo de Isabel Allende foi rodada no Alentejo. O oscarizado Billie August dirigiu uma epopeia dramática, com Jeremy Irons, Meryl Streep, Glenn Close, Winona Ryder, Antonio Banderas, Vanessa Redgr

  • Quinta-feira europeia no Fantasporto
    Camino
    Inspirado em fatos reais, "Camino" é uma aventura emocional sobre uma rapariga extraordinária de onze anos, que enfrenta ao mesmo tempo dois eventos que são completamente novos para ela: o amor e a morte.
por
publicado 11:31 - 03 março '11

Recomendamos: Veja mais Artigos de Festival