Micaela Ramazzotti e, em fundo, Valeria Bruni Tedeschi — no labirinto social da loucura


joao lopes
1 Out 2016 22:26

Importa não esquecer o cinema italiano. E não apenas porque, quando recuamos no tempo, começamos por deparar com a herança do neo-realismo, depois com mestres como Roberto Rossellini ou Michelangelo Antonioni e notáveis artesãos como Dino Risi ou Mario Monicelli. Também porque a pluralidade dessa tradição se mantém viva no presente, recebida e transfigurada por cineastas como Nanni Moretti, Daniele Luchetti ou Paolo Virzì — justamente, Virzì, autor de "Capital Humano" (2013), regressa às salas portuguesas com um filme brilhante.

"Loucamente" (título original: "La Pazza Gioia") arrisca-se num terreno sempre delicado: o da loucura, ou melhor, da convivência entre os que representam a norma (social, conjugal, emocional) e os que a ela escapam. Mais exactamente, este é um filme sobre duas mulheres que querem libertar-se das obrigações decorrentes da instituição psiquiátrica onde estão internadas.

O menos que se pode dizer do trabalho de Virzì é que se fundamenta num valor essencial: o trabalho específico dos actores e a sua capacidade de gerar personagens que não podem ser reduzidas a esterótipos intermutáveis. Valeria Bruni Tedeschi e Micaela Ramazzotti (casada com o realizador) são admiráveis de subtileza e emoção, assumindo complexas personagens que procuram, respectivamente, reconquistar os seus privilégios sociais e encontrar o filho que foi adoptado.

Estamos perante um cinema que nasce de uma atenção obsessiva às contradições do tecido social sem que isso impeça, bem pelo contrário, uma celebração da irredutibilidade de cada ser humano. Daí o fascinante cruzamento de referências que encontramos no trabalho narrativo de Virzì — ele é, afinal, um realista na precisão da observação, mas também um herdeiro da mais nobre tradição melodramática. Os italianos aí estão.

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