Realismo à flor da pele
Birgit Minichmayr e Lars Eidinger filmados por Maren Ade:
para descobrir a Alemanha cinematográfica

Mais CinemaCinema Europeu  

Realismo à flor da pele

Mais uma estreia "não alinhada" do nosso Verão cinematográfico: "Todos os Outros", de Maren Ade, é um bom sintoma de um cinema alemão que tão mal conhecemos.

Uma raridade (comercial, antes do mais): um filme alemão, não de um autor consagrado ou envolvendo esquemas de grande produção internacional, mas reflectindo os valores de uma produção financeiramente mediana, empenhada em abordar as pequenas convulsões da vida quotidiana — "Todos os Outros" é a história, ao mesmo tempo ligeira pelos acontecimentos e grave pelas repercussões, das férias de um jovem casal que se transfiguram em inusitada viagem de introspecção.

Maren Ade, argumentista e realizadora, tem como valor fundamental o factor humano. Dito de outro modo: este é um cinema que confia, antes de tudo o mais, na presença, complexa e enigmática, dos seus actores. E, de facto, Brigit Minichmayr e Lars Eidinger são magníficos na construção de um universo privado, discreto nas aparências, mas habitado por muitas interrogações por responder.

"Todos os Outros" serve de sintoma da insuficiência com que (des)conhecemos partes significativas da produção da maioria dos países europeus. A sua importância é tanto maior quanto o filme reflecte também o empenho num realismo à flor da pele que recusa, ponto por ponto, diluir-se nos lugares-comuns televisivos. Hoje em dia, essa atitude tem tanto de estético como de ético.



 


Poster de «Todos os Outros»

TODOS OS OUTROS

Gitti e Chris parecem feitos um para o outro. Mas a sua relação, aparentemente sólida, vai ser posta à prova durante os dias passados na casa de família de Chris, na Sardenha. Será ali que, entre pequenas mentiras, alguns equívocos e a intromissão de todos que os dois começam a vacilar.

De Maren Ade com Birgit Minichmayr, Lars Eidinger; Drama; 119m; M/12; ALE; 2008

>Ouça a crítica de João Lopes

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Mais CinemaCinema Europeu