Realizador de Os Caça-Fantasmas Ivan Reitman morre aos 75 anos

Obituário  

Realizador de "Os Caça-Fantasmas" Ivan Reitman morre aos 75 anos

O realizador e produtor Ivan Reitman, responsável por comédias norte-americanas de sucesso como "Os Caça-Fantasmas" e "A república dos cucos", morreu no sábado aos 75 anos, na Califórnia, revelou hoje a família.

Ivan Reitman, o cineasta e produtor por detrás de muitas das comédias mais populares do final do século XX, de "Gémeos" a "Os Caça-Fantasmas", morreu. Tinha 75 anos. Reitman morreu sábado à noite na sua casa em Montecito, Califórnia, disse a família à The Associated Press.

Conhecido pelas comédias que capturaram o espírito do seu tempo, Reitman teve a sua primeira grande oportunidade com "A República dos Cucos", que ele produziu em 1978. Dirigiu Bill Murray no seu primeiro papel no cinema em "Almôndegas" (1979) e novamente em "O Pelotão 'Chanfrado" (1981), mas o seu sucesso mais significativo veio com os "Os Caça-Fantasmas" em 1984.

A comédia sobrenatural protagonizada por Murray, Dan Aykroyd, Harold Ramis, Ernie Hudson, Sigourney Weaver e Rick Moranis, rendeu quase 300 milhões de dólares em todo o mundo, recebeu duas nomeações para os Óscares e originou várias continuações. A mais recente sequela, "Caça-Fantasmas: O Legado", estreada em 2021, teve realização de Jason Reitman, filho de Ivan Reitman.

Entre outros, realizou ainda "Gémeos", "Um Polícia no Jardim Escola" e "Seis Dias, Sete Noites". Produziu também, entre muitos outros, "Beethoven" e "Nas Nuvens" que valeria a Jason a nomeação para o Oscar de melhor realizador.

Nasceu em Komárno, Checoslováquia, em 1946, onde o pai, antigo membro da resistência. era proprietário da maior fábrica de vinagre do país. A mãe sobrevivera a Auschwitz. Quando os comunistas começaram a prender capitalistas após a guerra, os Reitmans decidiram fugir, tinha Ivan apenas 4 anos. Viajaram no porão de uma barcaça que se dirigia para Viena.

Os Reitman juntaram-se a um familiar em Toronto, no Canadá, onde Ivan mostrou as inclinações para o espectáculo: iniciou um teatro de fantoches, divertia-se nos acampamentos de verão, e atuava em cafetarias com um grupo de folclórico. Estudou música e teatro numa universidade no Ontário e começou a fazer curtas-metragens.

Em 1972, com amigos e apenas 12 mil dólares, Reitman realizou "Cannibal Girls", que a American International concordou em distribuir. Com bem menos produziu um magazine televisivo semanal, "Greed", com Dan Aykroyd, e associou-se ao grupo National Lampoon que apresentou peças com John Belushi, Gilda Radner e Murray. Isso levou rapidamente à "Casa dos Animais".

Reitman também colocou Schwarzenegger na sua primeira grande comédia, frente a Danny DeVito, em "Gémeos". Havia tanta incerteza em torno do projecto que todos abdicaram dos honorários por uma parte dos lucros, o que viria a revelar-se um negócio lucrativo quando o filme ganhou 216 milhões de dólares contra um orçamento de produção de apenas 18 milhões. Antes de morrer, Ivan Reitman trabalhava numa sequela intitulada "Triplets".

O fracasso de "Evolução" em 2001 quase pôs fim à carreira de Reitman como realizador, mas continuou a produzir. A sua empresa, a Montecito Picture Co., produziu o primeiro filme de Todd Phillips, "Road Trip" e "Caça-Fantasmas: O Legado", permitiu-lhe voltar a trabalhar com o filho.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Obituário