Realizadores americanos premeiam O Artista

Oscars 2012  

Realizadores americanos premeiam "O Artista"

O francês Michel Hazanavicius é reconhecido pelos seus pares nos Estados Unidos torna-se favorito para o Oscar de melhor realizador.

O filme mudo a preto e branco "O Artista", do francês Michel Hazanavicius, venceu o prémio do Sindicato de Realizadores norte-americano (Directors Guild of America Award).

O francês competia com os realizadores Woody Allen ("Meia-noite em Paris"), Martin Scorsese ("Hugo"),David Fincher ("Os Homens Que Odeiam as Mulheres") e Alexander Payne ("Os Descendentes").

Foi a primeira vez que Hazanavicius, cujo filme ganhou três Globos de Ouro, competiu por um prémio da Directors Guild of America (DGA). Hazanavicius, que realizou "Agente 117" e "OSS 117: Rio Ne Répond Plus", era praticamente um desconhecido em Hollywood até à chegada de "O Artista".

O prémio do sindicato de realizadores é um forte indicador para os Oscars na categoria de realização. Desde 1948 só seis dos premiados pela DGA não receberam o Oscar de melhor realizador.

Outros vencedores da noite de sábado foram James Marsh, pelo documentário "Project Nim", Jon Cassar, pela minisérie "The Kennedys", Patty Jenkins, pela série televisiva dramática "The Killing", e Robert Weide, pelo capítulo "Palestinian Chicken", da série televisiva cómica "Curb Your Enthusiasm".

por
publicado 14:19 - 30 janeiro '12

Recomendamos: Veja mais Artigos de Oscars 2012