Redescobrindo a saga de uma família italiana
"A Melhor Juventude": produzido para televisão, consagrado nas salas de cinema

A MELHOR JUVENTUDE, de Marco Tullio Giordana  

Redescobrindo a saga de uma família italiana

Começou por ser uma mini-série para televisão; depois, transformou-se num fenómeno nas salas de cinema: agora, "A Melhor Juventude" está disponível em DVD.

Numa altura em que o lançamento de "Carlos" (2010), de Olivier Assayas, faz renascer a reflexão sobre as relações cinema/televisão, vale a pena referir outro acontecimento do mercado audiovisual: o lançamento, em DVD, da produção italiana "A Melhor Juventude" (2003), de Marco Tullio Giordana. Em ambos os casos, surge a mesma interrogação: como é que um objecto de raiz televisiva se pode "adaptar" à difusão cinematográfica?

São exemplos distintos: "Carlos" é uma mini-série de mais de cinco horas que, para efeitos de distribuição cinematográfica, foi reduzida a cerca de metade; "A Melhor Juventude", também uma mini-série, teve a sua duração reduzida, mas de forma menos significativa (400 minutos de quatro episódios foram transformados num filme com duas partes, totalizando 354 minutos).

Para além dessa contabilidade, o que está em causa é o próprio mecanismo de contaminação que aqui sentimos. Dito de outro modo: a televisão não tem de se submeter a formatos mais ou menos telenovelescos, podendo apostar em matrizes muito mais ágeis que, em última instância, remetem para heranças muito específicas do universo cinematográfico. Neste caso, para géneros clássicos do cinema de Itália.

No caso de "A Melhor Juventude", tais matrizes são o melodrama (familiar) e o "filme político" (tal como foi explorado na produção italiana das décadas de 1960/70). Assim, o trabalho de Marco Tullio Giordana apresenta-se como uma saga familiar pela qual perpassam as grandes clivagens da sociedade italiana na segunda metade do século XX. Sem reduzir cada personagem a um mero símbolo, antes apostando em reviver e compreender a pluralidade das suas ideias e emoções.

por
publicado 13:23 - 06 junho '11

Recomendamos: Veja mais Artigos de DVD