Rentreé 2017: cinema em língua portuguesa

Cinema Português  

Rentreé 2017: cinema em língua portuguesa

Quiseram os acasos da distribuição que nada menos do que sete filmes em lingua portuguesa chegassem aos ecrãs entre setembro e novembro.

Artigo recomendado:
Rentreé 2017: cinema em língua portuguesa
Mais Cinema
Rentreé 2017: os filmes a ver antes do natal Além dos novos "Thor" e "Blade Runner" há mais cinema que merece atenção nas próximas semanas.

Continuamos a chamar-lhe rentreé, apesar do pouco impacto que atualmente tem este período do ano na audiência de cinema.

Sucede a um verão que se pretendia quente em termos de estreias e afluência às salas, mas acabou morno e pontuado por uns quantos falhanços.

Agora, o regresso à rotina após a ida em massa para férias traz uma inabitual concentração de estreias em língua portuguesa.

Nos ecrãs está já o musical "A Fábrica do Nada", sobre um grupo de funcionários de uma empresa que tenta impedir o encerramento da fábrica em plena crise.

De 28 de setembro a 1 de novembro serão mais seis os lançamentos, com quatro longas-metragens de produção lusa, a biopic brasileira da cantora Elis Regina e um raro filme saído de Moçambique.

Abaixo, apresentamos em detalhe cada um destes títulos.

COMBOIO DE SAL E AÇÚCAR
Realizador: Licinio de Azevedo
Origem: Moçambique
Data de estreia: 28.set.2017
Distribuição: Ukbar Filmes


Sinopse
Moçambique está em plena guerra civil. O comboio que liga Nampula ao Malawi é a única esperança para centenas de pessoas dispostas a arriscar a própria vida numa viagem de comboio para garantir a subsistência das suas famílias. Uma viagem que decorre a 5km/h por trechos de linha sabotados, deixando completamente vulneráveis todos os que nele viajam e que procuram esperança em tempo de guerra.

ELIS
Realizador: Hugo Prata
Origem: Brasil
Data de estreia: 28.set.2017
Distribuição: Nitrato Filmes

Sinopse
Muitas atrizes gostariam de dar corpo a Elis Regina no cinema, mas é difícil imaginar uma escolha melhor depois se ver Andréia Horta a encarnar o papel. Muito elogiada pela crítica pela sua prestação, a sua estreia no cinema como protagonista já foi premiada com os prémios de melhor atriz nos Festivais de Gramado e Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira (em 2016), e distinguida pela Associação Paulista de Críticos de Arte e pela Academia Brasileira de Cinema com os respectivos troféus de Melhor Atriz (2017). Este reconhecimento não é surpresa para quem já assistiu à série "Alice" (2008) ou às novelas "Cordel Encantado" (2011) e "Liberdade, Liberdade" (2016). Para interpretar Elis, a atriz preparou-se durante cinco meses ao longo dos quais treinou o canto, a voz e o corpo, procurando recriar os maneirismos e o carisma da cantora.

AL BERTO
Realizador: Vicente Alves do Ó
Origem: Portugal
Data de estreia 5.out.2017
Distribuição: NOS Audiovisuais

Sinopse
Longa metragem sobre o regresso do poeta Al Berto a Portugal após a sua longa estadia em Bruxelas onde estudou Belas Artes. Ao longo do filme, Sines transpira a vida excêntrica e avant garde de Al Berto pouco tempo após a revolução dos cravos

A FLORESTA DAS ALMAS PERDIDAS
Realizador: José Pedro Lopes
Origem: Portugal
Data de estreia: 12.out.2017
Distribuição: Legendmain

Sinopse
Numa floresta densa e remota, o local mais popular para a prática do suicídio em Portugal, dois estranhos conhecem-se. Ele é um pai de família à procura do local onde a sua filha morreu. Ela é uma jovem com uma paixão pela morte.

Mas um deles não é quem diz ser.

ALGUÉM COMO EU

Realizador: Leonel Vieira
Origem: Portugal
Data de estreia: 12.out.2017
Distribuição: NOS Audiovisuais

Sinopse

Helena, uma jovem mulher de 30 anos, toma uma decisão que mudará o resto da sua vida: viver em Lisboa, ser solteira, independente e indisponível. Mas como todos nós, Helena não controla o destino e dá de caras com o homem da sua vida. Aquilo que parecia ser um ano longe de aventuras amorosas e, apenas, de puro enriquecimento pessoal, transforma-se num louco e imprevisível teste à inteligência emocional. O maior problema é quando Helena pede a Deus uma preciosa ajuda: ela só queria um homem mais parecido com ela. Isso passa a ser uma combinação de duas coisas: um homem e uma mulher. Será que Helena está preparada para uma relação a três?

PEREGRINAÇÃO
Realizador: João Botelho
Origem: Portugal
Data de estreia: 1.nov.2017
Distribuição: NOS Audiovisuais

Sinopse
Em março de 1537, aos 26 ou 28 anos, Fernão Mendes Pinto, fugindo à miséria e estreiteza da sua vida, partiu para a Índia em busca de fama e fortuna. Assim começa este filme de aventuras que relata as desventuras e os sucessos deste escritor aventureiro que, no decurso de 21 anos em que esteve no Oriente, foi “13 vezes cativo e 16 ou 17 vendido” e, em vez da fortuna que pretendia, lhe foram crescendo os trabalhos e os perigos. Aventureiro sim, mas também peregrino, penitente, embaixador, soldado e escravo, Fernão Mendes Pinto foi tudo e em toda a parte esteve. “Por graça de Deus” regressou salvo para nos deixar um extraordinário livro de viagens, numa escrita hábil e fulgurante, carnal e violenta, terra - celeste. Esse livro de viagens editado três dezenas de anos após a sua morte transformou-se no primeiro best-seller da língua portuguesa, sendo traduzido e publicado em todos os reinos da Europa.

por
publicado 11:25 - 25 setembro '17

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Português