Rentrée forte no cinema nacional:seis estreias numa quinzena

Cinema Português  

Rentrée forte no cinema nacional:
seis estreias numa quinzena

O final do Verão anima-se com trunfos guardados pelas distribuidoras para chamar público às salas depois das férias. E este ano o cartaz outonal está, como nunca, recheado de filmes portugueses. Confira datas e propostas

16 de Setembro: Lisboa Domiciliária | O Último voo do Flamingo | Marginais

"O Último Voo do Flamingo" é uma revisão em cinema do livro do moçambicano Mia couto realizada pelo também moçambicano João Ribeiro. Uma história sobre a investigação a morte bizarra de cinco soldados das Nações Unidas, numa vila perdida no interior de Moçambique, a meses de terminar a guerra civil e dos acordos de paz assinados em 1992.
 
O filme é um mergulho no país e nas várias camadas sociais da altura. A produção tem selo português com a assinatura de Gonçalo Galvão Teles, e no elenco misturam-se nacionalidades brasileira, portuguesa e espanhola.



"Lisboa Domiciliária", é um documentário de Marta Pessoa, sobre a cidade que se revela no interior das casas velhas, da população idosa que já não tem mobilidade.

A realizadora acompanhou organizações que trabalham na prestação de cuidados domiciliários, e criou a oportunidade de partilhar a intimidade e o quotidiano de sete protagonistas.

Um olhar presente sobre o futuro colectivo da passagem do tempo, do envelhecimento e das limitações humanas.




O filme "Marginais" de Hugo Diogo, é uma história de ficção com contornos reais. Um dos participantes no filme é Sandro Bala, actualmente procurado pela justiça em portugal, acusado de liderar um gang que actuou em Lisboa e na margem sul.

À frente do elenco de "Marginais" está o actor José Fidalgo na figura de um instrutor de lutas que faz dinheiro extra em encontros clandestinos.

A combinação de sexo, violência, e uma história de vingança, coreografada ao ritmo dos sons urbanos do rap, são as mais valias do filme rodado em 2008 no Seixal, e que chega agora ao público português.

23 de Setembro - "O Assalto ao Santa Maria" | "A History of Mutual Respect" A curta metragem portuguesa "A History of Mutual Respect", foi recentemente premiada no festival de cinema de Locarno, numa secção de curtas assinadas por realizadores que nunca fizeram uma longa metragem

É o caso da dupla Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, que contaram com a colaboração de Natxo Checa da Galeria Zé dos Bois em Lisboa. O filme já tinha arrecadado um prémio este ano, no festival IndieLx que foi também o primeiro a descobrir "Arena", de João Salavisa, mais tarde vencedor da Palma de Ouro em Cannes.

"A History of Mutual Respect" ganha desde já lugar na galeria de filmes elegíveis para uma nomeação na categoria de curtas metragens, na próxima edição dos oscares.

O cinema recorda com alguma ficção à mistura "O Assalto ao Santa Maria", filme de Francisco Manso sobre a acção de protesto contra o regime de Salazar, em Janeiro de 1961.

O assalto concretizado na Venezuela teve como protagonista um homem que conseguiu seduzir um pequeno grupo de portugueses e espanhóis a afrontar as ditaduras da Península Ibérica.

Francisco Manso filmou em Viana do Castelo, entre Março e Maio de 2008, no navio hospital Gil Eanes, transformado no paquete Santa Maria. A bordo seguem nomes como o de Vitor Norte ou Leonor Seixas.


30 Setembro - "Embargo"

A fechar o mês, as salas de cinema recebem uma história de José Saramago. O conto "Embargo" era um sonho de adolescência do realizador António Ferreira que chegou mesmo a tentar uma adaptação caseira.

O projecto de longa metragem, só viria a concretizar-se mais recentemente, quando o realizador aproveitou o orçamento de uma curta metragem para fazer um filme de baixo orçamento.

A realidade de uma greve de camionistas portugueses em 2008, deu-lhe confiança, para contar a história de um embargo de petróleo que atrapalha os planos de um homem com negócios importantes a fazer, mas sem combustível para andar.

                                                     
                       
                  
         
               
> Ouça a antevisão da rentrée portuguesa por Lara Marques Pereira  

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Português